Governo do Distrito Federal
27/01/22 às 20h50 - Atualizado em 14/02/22 às 10h21

Vem aí: nove mil vagas para qualificação dos profissionais da assistência social

A previsão é que os cursos comecem na segunda quinzena de junho. O Ministério da Cidadania vai divulgar mais informações em breve

 

Está previsto para a segunda quinzena de junho o início dos cursos de capacitação Saberes Suas. A capacitação é voltada à qualificação de gestores, conselheiros e trabalhadores da assistência social.

 

Os cursos complementam a formação dos profissionais da área, que, atualmente, contam o Capacita Suas. No Distrito Federal, o Capacita Suas é oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) com recursos do governo federal.

 

O Saberes Suas é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vão ser lançados dois cursos: um para profissionais com ensino médio e outro para aqueles com nível superior. Ambos vão ser on-line, cada um com a oferta de 4,5 mil vagas, totalizando nove mil vagas.

 

Foto: Mariana Popczyk

 

A educação permanente, no âmbito do Suas, está prevista na Política Pública de Assistência Social, desde a Lei Orgânica até a Política de Educação Permanente do Suas.

 

Segundo o Ministério da Cidadania, “os cursos do Saberes Suas são uma nova forma de pensar na educação permanente como um meio de transformação social para a construção de conteúdos que vão qualificar as ofertas dos serviços socioassistenciais no Brasil.”

 

Cursos

Cada capacitação vai ser dividida em seis módulos, com carga horária de 100 horas e duração aproximada de cinco meses. Durante as aulas, uma tutoria online ficará disponível aos alunos. Todos os participantes receberão certificação ao final do curso.

 

Mais informações vão ser divulgadas em breve pelo Ministério da Cidadania, que vai alinhar junto ao Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e ao Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas) os critérios e pré-requisitos para os profissionais participarem dessa capacitação.

 

Capacita SUAS

Desde o dia 17 de janeiro, servidores da Sedes e trabalhadores da assistência social participam do Capacita Suas. Foram 800 vagas para profissionais da assistência social, servidores ou não, divididas em turmas, com aulas em janeiro e fevereiro.

 

São três novos cursos, cada um com 40 horas de carga horária: Atualização em Vigilância Socioassistencial; Atualização sobre Especificidade e Interface da Proteção Social Básica do Suas; e Atualização sobre a Organização e Oferta dos Serviços de Proteção Social Especial do Suas.

 

Cynthia Ribeiro

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 162
Governo do Distrito Federal