Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/09/12 às 20h28 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Trabalhadores, usuários, entidades socioassistenciais e gestores discutem os rumos da Política de Assistência Social no Distrito Federal

(15/10/2011 – 09:43)

A IX Conferência de Assistência Social do Distrito Federal reúne cerca de mil participantes, entre delegados, observadores e convidados, desde esta terça-feira (11/10) até sexta (14/10), para conferir o que foi realizado e construir propostas para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A Conferência acontece no auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães e tem como tema central: “Os avanços na consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, como a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios”.

Ao declarar aberta a Conferência na noite desta terça-feira (11/10), a presidente do Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (CAS/DF), Ana Lígia Gomes, falou da importância das 15 Pré-Conferências Regionais, realizadas nas Regiões Administrativas do DF entre os dias 19/08 e 24/09. “Mais de três mil pessoas se reuniram para fazer um balanço da Política de Assistência Social no DF e construíram 732 propostas que serão discutidas aqui”, destacou a presidente.

Em sua fala na mesa de abertura, a secretária de estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST), Arlete Sampaio destacou que esta Conferência é histórica por ter a maior participação de representantes dos usuários em relação às oito Conferências anteriores: 1.200 participaram das Pré-Conferências e elegeram 139 delegados que irão defender as propostas dos usuários. “Para este Governo, o controle social é essencial para que tenhamos um governo transparente que constrói políticas públicas com participação da população, aqui representados pelos 434 delegados eleitos”, disse a secretária. Também ressaltou a importância dos trabalhadores. “Eles são equipamentos fundamentais para atender famílias, indivíduos e pessoas que têm seus direitos violados. Os trabalhadores dão vida e consolidam o SUAS”. E concluiu: “Viva a Conferência! Viva o SUAS!”.

O governador Agnelo Queiroz também chamou a atenção da grande participação da sociedade civil. “Esta Conferência deixará uma marca histórica. É a primeira Conferência, após a aprovação da Lei nº 12.435 que institui o SUAS, com o maior número de participantes e de usuários”, disse o governador.

Servidores da SEDEST apresentaram o Repente do COSE Parada – cantado por trabalhadores, e canções do Movimento Coral, regidas pelo maestro Alexandre Vilani e cantado por crianças e idosos, todos usuários dos serviços oferecidos pelos Centros de Convivência da Secretaria. O hino nacional foi executado pelo Mestre Pau Pereira e seu berimbau.

Também participaram da mesa de abertura a secretária Nacional de Assistência Social do MDS, Denise Collin, o vice-presidente do CNAS, Renato Francisco dos Santos Paula, o promotor de Justiça da Infância e Juventude, Pedro Oto de Quadros, representantes das Entidades de Assistência Social, Carla Valadares, dos Trabalhadores, Thelma Regina de Mello; e dos usuários , Paulo Henrique de Moraes. Entre os participantes da abertura oficial, estavam os secretários de Planejamento, Edson Ronaldo Nascimento, Especial de Igualdade Racial, Josefina Serra, e da Mulher, Olgamir Amância, a deputada federal Érika Kokay, o presidente da União Planetária, Ulisses Riedel, entre outras autoridades.

As 15 Pré-Conferências e a IX Conferência de Assistência Social do Distrito Federal fazem parte do processo preparatório para a VIII Conferência Nacional de Assistência Social, a ser realizada de 7 a 10 de dezembro de 2011, também em Brasília.

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183