Governo do Distrito Federal
28/03/22 às 19h25 - Atualizado em 29/03/22 às 18h27

Servidores são capacitados para aprimorar serviços de assistência social

Workshop promovido pela Sedes teve o objetivo de treinar sobre os novos sistemas e aplicativos da pasta

 

Os servidores da área de tecnologia da informação da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) tiveram a oportunidade de participar do Workshop de Pesquisa de UX – Experiência do Usuário, capacitação realizada nos dias 22, 25 e 28 de março. Com o lançamento de novos sistemas e aplicativos pela pasta, foi necessário realizar esse treinamento para apresentação das ferramentas.

 

O curso foi elaborado pela equipe do Laboratório de Inovação Social (Social-L@B) da Sedes. A secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, explica que esse espaço foi planejado, justamente, para atuar no aperfeiçoamento dos serviços socioassistenciais, de gestão e na melhoria dos serviços públicos.

 

 

 

“Temos que preparar os nossos servidores, capacitá-los, para que possam buscar a melhor relação com o cidadão. Mas para isso é preciso conhecer as ferramentas, os sistemas para otimizar esses atendimentos”, destaca.

 

workshop foi elaborado de forma que os servidores pudessem entender o que qualifica ou prejudica a relação do usuário com o produto ou serviço em que é ofertado, por meio de ferramentas específicas para coleta e mensuração dessas informações.

 

“Entender a experiência de usuário é essencial para o sucesso da interação com um sistema ou aplicativo e capacitar nossa equipe vai auxiliar a secretaria a oferecer o que a população precisa ao acessar nossos serviços”, enfatiza o subsecretário de Gestão da Informação, Formação, Parcerias e Redes, Rodrigo Freitas.

 

A programação da capacitação contou com palestras sobre os seguintes temas: introdução à pesquisa de UX, questionário online, entrevista com o usuário, teste de usabilidade, card sorting e benchmarking. “O workshop foi esclarecedor, fundamental para agregarmos valor aos usuários do sistema socioassistencial e para realizarmos, de maneira correta, a captação das informações e dados”, afirma o servidor Marcos Rangel, que participou dos três dias de capacitação.

 

Social-L@B

 

O Laboratório de Inovação Social (Social-L@B), implementado em outubro de 2021, tem como objetivo conectar pessoas e ideias para o desenvolvimento de soluções criativas, inovadoras e inclusivas que gerem mudanças nas áreas de atuação no âmbito da Sedes.

 

O espaço permite a experimentação e aprendizado para pessoas comprometidas com o aperfeiçoamento da gestão, dos serviços e ações desenvolvidas nas unidades socioassistenciais. O laboratório recebe reuniões periódicas com a equipe na sala de inovação da Subsecretaria de Gestão da Informação, Formação, Parcerias e Redes, na Sedes e no Centro de Treinamento e Capacitação (CTC).

 

O espaço é aberto para servidores de todas as áreas técnicas e órgãos públicos e estagiários que desejem colaborar com a iniciativa, sem prejuízo das suas funções nos respectivos órgãos de atuação.

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 162
Governo do Distrito Federal