Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/09/15 às 21h19 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Sedhs promove palestra conscientizadora sobre a educação ambiental

Em parceria, os técnicos do SLU foram convidados pela Sedhs para abordar, além de resíduos sólidos, a questão da coleta seletiva

Brasília (10/9/2015) – A palestra “Resíduos Sólidos – Responsabilidade de todos” aconteceu na tarde desta quinta (10), na sede da 515 norte, voltada para os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), com objetivo de conscientizar o público acerca das questões ambientais que envolvem os cuidados e prevenções no tratamento de resíduos orgânicos e não orgânicos. A discussão foi ministrada pela equipe do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU).

Wellington Reis – Ascom/Sedhs
RS1

Os impactos originados por enchentes, pela contaminação dos lençóis freáticos, água parada, transmissão de doenças por ratos e baratas, contaminação pessoal, tempo de decomposição de materiais, e pelo aquecimento global através da liberação de gases dos lixos, além dos impactos visuais e financeiros do mesmo, foram alguns dos principais temas abordados durante a palestra.

Wellington Reis – Ascom/Sedhs
RS4

As condições e funcionamento do “lixão” da Estrutural foi outro ponto explorado durante a apresentação. O local possui 50 metros de lixo jogados desde a década de 60, e conta com o trabalho de quase 3000 catadores. Dados sobre a administração e destinos do lixo também foram compartilhados na palestra. A previsão do projeto do Aterro Oeste Sanitário, que será construído em Samambaia e deve funcionar como receptor de resíduos sem a presença de contaminação, também foi discursado no evento.

Wellington Reis – Ascom/Sedhs
RS6

A iniciativa surgiu como contribuição da Sedhs para o programa “Virada do Cerrado – Cidadania e Sustentabilidade”, que tem o objetivo de promover à população do Distrito Federal formas de educação ambiental. O projeto funciona como uma colaborativa de mobilização e conscientização, inspirado na Virada Sustentável do Estado de São Paulo, que fornece atividades socioambientais, educativas, esportivas e culturais.

Wellington Reis – Ascom/Sedhs
RS2

O palestrante Rondinele Mota Vieira, técnico do SLU, falou sobre a importância e inclusão da coleta seletiva solidária, que é responsabilidade de órgãos do GDF. “A intenção da palestra não só é mostrar aos servidores que eles têm de participar disso, mas ter a esperança que eles compartilhem essa conscientização, que promovam isso nas suas unidades e que possam fazer esse trabalho na casa deles”, apontou.

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183