Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/11/12 às 14h16 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Sedest sedia FONGES

DSC 3850

Na última quinta-feira (8), foi realizado o Fórum Nacional de Gestoras e Gestores Estaduais e Municipais de Políticas Públicas para a População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (FONGES). O evento aconteceu na Gerência de Capacitação Técnica (GTC) da Sedest. Participaram da mesa de abertura do fórum o Secretário Municipal da Reparação de Salvador, Ailton Ferreira, o Secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel, o Coordenador do FONGES, Leonardo Bastos, e a Chefe do Núcleo de Atendimento Especializado às Pessoas em Situação de Discrimação Sexual, Religiosa e Racial da Sedest, Ana Carolina Silvério.

Na ocasião, Ana Carolina Silvério, que foi empossada Coordenadora do FONGES no Centro-Oeste, abriu a mesa agradecendo a presença e o comprometimento dos presentes com o fórum. “Para nós do Distrito Federal, é uma alegria imensa receber cada um e cada uma de vocês, gestores e gestoras que elaboram e promovem as políticas públicas voltadas para a população LGBTT”.

Leonardo Bastos comentou a importância que o Distrito Federal tem para o FONGES. “As ações e articulações estão fortalecidas no Distrito Federal por ser uma gestão que contribui com os avanços. Nós sentimos uma resposta afirmativa de toda equipe do NUDIN, comprometida em atender às demandas e os pedidos para o desenvolvimento das políticas”, agradeceu o Coordenador do FONGES, que ainda comentou da presença dos demais: “É estimulante estarmos aqui entre amigos, agregando conhecimento, trocando experiências para enriquecer o nosso trabalho”.

Ailton Ferreira, Secretário Municipal da Reparação de Salvador, citou algumas das conquistas alcançadas na capital baiana. “Estamos avançando, pois conseguimos colocar na agenda pública pautas importantes tanto para o movimento negro, quanto para o movimento LGBTT. Criamos, no carnaval, o observatório da discriminação social, um programa que tem como objetivo mapear dados que comprovem a existência de ações discriminatórias, sejam elas raciais, de gêneros ou homofóbicas. Esse programa é uma ação da Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR), que tem como objetivo diminuir as desigualdades ocorridas durante a maior festa de rua do planeta”, relatou.

Finalizando a mesa de abertura, o Secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel, falou dos planos para ampliação dos serviços ofertados pelo NUDIN. “Temos atuado na Sedest reconhecendo a necessidade de ampliar os espaços físicos e, possivelmente, buscando tornar em centro de referência o que hoje é o Nudin”. Seidel ainda falou sobre a conquista de direitos e a luta pelo reconhecimento, “Primeiro, os excluídos pela sociedade lutaram para se colocarem no âmbito das políticas públicas enquanto iguais, e após isso, lutamos pelo direito à diferença. No estado que promove a igualdade, nós temos que ter garantido o direito a diferença”, completou.

No encontro foi realizada a discussão e aprovação do Regimento Interno; a definição da Coordenação Geral e Coordenações Regionais; a apresentação do relatório dos encontros regionais; a apresentação do planejamento de atividades para 2013 e a posse da nova coordenação do FONGES.

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183