Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/12 às 19h24 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

SEDEST promove busca ativa de catadores de materiais recicláveis do DF para inclusão no Cadastro Único (CADÚNICO)

(05/12/2011 – 14:35)

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST), desde esta segunda-feira (28/11), realiza a busca ativa de catadores e catadoras de materiais recicláveis para inclusão no Cadastro Único dos programas sociais do Governo Federal.

Em um primeiro momento, 25 catadores de Brazlândia e 65 do Gama foram até os postos de cadastramento localizados no COSE Vila São José e no Na Hora, respectivamente. Em um segundo momento, que teve início hoje, 1º de dezembro, a SEDEST colocou à disposição das cooperativas de catadores ônibus para levá-los até o Touring, onde há entrevistadores capacitados para cadastrá-los. A meta é cadastrar, durante todo o mês de dezembro, os quase três mil catadores vinculados à Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (CENTCOOP).

Um terceiro momento será a ida dos entrevistadores até o local de trabalho dos catadores, como o Lixão da Estrutural, e está previsto ainda para este ano.

Essa busca ativa dos catadores e catadoras de materiais recicláveis só foi possível após a articulação da SEDEST com a CENTCOOP, onde foi construída a estratégia nos três momentos citados.

João Avelar Souza e Silva, catador há 17 anos, foi o primeiro a fazer o cadastro no Touring. “A SEDEST e a CENTCOOP avisou a gente, o ônibus nos pegou e os 36 cooperados da COOPATIVA estão aqui. Antigamente, só recebíamos ajuda uma vez por ano. Agora, nós teremos o cartão (do Bolsa Família). Agora, vai ter continuação”, sentenciou João Silva.

Além da COOPATIVA, está previsto o cadastramento dos catadores das seguintes cooperativas: Recicla BRB; COORACE; Superação; ACOBRAZ; AGEPLAN; APCORB; RECICLO; PLASFERRO; CATAGUAR; ACOPLANO; COOPERE; AMBIENTE; COOPERFENIX, PLANALTO; APCORC e COORTRAP.

Atualização cadastral e inserção de beneficiários dos programas sociais no Cadastro Único para Programas Sociais

Um Cadastro Único, limpo e confiável, é instrumento imprescindível para a identificação das famílias pobres e extremamente pobres, as quais deverão receber do Estado as ações previstas no Plano DF Sem Miséria. O CADÚNICO é uma ferramenta estratégica para formular e implantar políticas públicas voltadas à superação da pobreza.

A SEDEST iniciou, em setembro, três importantes ações para aperfeiçoar a gestão dos programas sociais no Distrito Federal: revisão cadastral dos beneficiários do Programa Bolsa Família que estão com seus dados desatualizados há mais de dois anos no Cadastro Único; atualização dos cadastros apontados em processos de auditoria por órgãos de controle e inserção dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e dos programas sociais Bolsa Social, Bolsa Escola, Pão e Leite e Cesta Verde no Cadastro Único. O trabalho é realizado com o IDORT para que a atualização seja agilizada. A atualização já foi feita com mais de 25 mil beneficiários. A meta é atualizar cerca de 160 mil cadastros até março de 2012.

Para desenvolver o trabalho foram capacitados 306 entrevistadores que estão distribuídos nos 29 postos de atendimento implantados em todo o Distrito Federal.

 

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183