Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/10/12 às 13h03 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

SEDEST participa de Oficina de Diálogo Interinstitucional

(07/08/2012 – 17:12)

Foi realizada, na última terça (31), pela Fiocruz Brasília, Oficina de Diálogo Interinstitucional para fortalecer a execução dos Planos Brasil Sem Miséria (BSM) e DF Sem Miséria. Com o objetivo de envolver diferentes esferas do governo na preparação de ações do projeto “Cidade Saudável é Cidade Sem Miséria”, a ser realizado na região Serrana do DF, que inclui Sobradinho, Sobradinho II e Fercal, a iniciativa contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel, e de Valcler Rangel, Vice-Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz.

Vinculada ao Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz passou a atuar no Plano por meio do projeto “Rede Fiocruz pelo Brasil Sem Miséria” para articular ações com base em elementos que influenciam as condições de saúde da população, como educação, produção agrícola e de alimentos, ambiente de trabalho, saneamento básico, habitação, além de serviços públicos de saúde. Ainda nesse contexto, a Fiocruz Brasília pretende identificar os determinantes sociais da saúde que incidem de forma negativa sobre a população do Distrito Federal, além de mobilizar a sociedade para a construção e implementação de políticas públicas.

A opção por desenvolver o trabalho na região de Sobradinho é resultado de um contato pré-estabelecido pela Rede Fiocruz Brasília no Programa Saúde na Escola, que desde 2011 vem atuando no fortalecimento de espaços de articulação entre a comunidade escolar, equipes de saúde da família e movimento social. A entrada da Fiocruz na rede social de Sobradinho tem possibilitado a combinação de esforços da comunidade científica e da sociedade para ações de enfrentamento à pobreza extrema. A instituição já realizou visitas de campo com o objetivo de identificar os determinantes sociais da saúde que têm influência negativa sobre a saúde da população da região.

Valcler Rangel apresentou os projetos da Fiocruz relacionados ao Brasil Sem Miséria e DF Sem Miséria. Para ele, “a saúde é um elemento essencial no combate à extrema pobreza, e a Fiocruz pode dar contribuições para essa tarefa que é, essencialmente, de mobilização social e do Estado”. Para o Vice Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, a iniciativa pode gerar resultados que deverão ser estendidos a outras regiões. “Em Sobradinho, temos a oportunidade de realizar uma intervenção que serve para o nosso aprendizado, para a geração de conhecimento e para alcançarmos resultados que poderão ser compartilhados”, disse.

Daniel Seidel ressaltou o apoio à Fiocruz Brasília. “Venho participar dessa oficina com a perspectiva de fortalecer essa iniciativa, agora em uma articulação com o GDF, e colocar a SEDEST à disposição dessas inovações. O compromisso que temos é de estender essa rede por todo o DF. A credibilidade que a Fiocruz e todas as parcerias que construímos no Brasil Sem Miséria e no DF Sem Miséria têm sido fundamentais para esse fortalecimento”, afirmou o secretário, na abertura da Oficina. Para ele a capacidade de produção de conhecimento e o apoio da Fiocruz são essenciais para fortalecer e aprimorar as ações do Plano DF Sem Miséria. “A informação qualificada e o controle social são essenciais para promover a mudança social. A partir daí é possível encontrar soluções específicas e eficazes que atendam os que mais precisam. Nesse sentido o protagonismo e a mobilização popular são fundamentais para a superação da extrema pobreza”, finalizou.

 

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183