Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/05/13 às 3h00 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Sedest celebra turma de artesãos em pré-assentamento

 SED3090

Na quinta-feira (23),  equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) esteve no Acampamento Renascer, localizado perto de Sobradinho. O motivo da visita foi celebrar a formatura da primeira turma da oficina de biojoias do Pronatec Brasil Sem Miséria.  17 artesãos daquela comunidade participaram durante três semanas  do Curso e realizaram exposição das peças confeccionadas.

“O objetivo de trazer o curso de biojoias para o Renascer, foi para cumprir a missão de levar as políticas públicas para quem mais precisa. A união e articulação desses equipamentos públicos possibilita o atendimento e a inclusão das populações mais vulneráveis”, relatou Cristina Vieira, da Diretoria de Projetos da Sedest, sobre o curso, resultado de parceria com a Sedest e o Serviço Nacional de Apendizagem (SENAR).

 SED3127

“Essa parceria foi bastante positiva para nós, pois o que queremos é possibilitar mudança na vida das pessoas. Nosso desejo é formar turmas em todos os assentamentos, e dar apoio para que as biojoias sejam comercializadas”, declarou Simone Barros, coordenadora do Pronatec BSM no SENAR, sobre o evento de formatura.

“Esse curso é o início de uma estrada de possibilidades. É necessário dar encaminhamentos para que esse conhecimento não se perca, por isso, a Secretaria de Trabalho se compromete a inserir os formandos e formandas na Rota do Artesão, pontos de venda itinerantes que possibilitam aos trabalhadores a oportunidade de comercializarem seus produtos”, assegurou Alsemo Barbosa, da Coordenadoria de Artesanato e Economia Solidária da Secretaria de Trabalho.

 SED3109

A artesã Edna Borges confirma o sucesso da empreitada. “Participar do curso de biojoias mudou minha vida. Antes eu chegava triste e cansada da rotina, e depois que comecei a conviver e conversar com minhas novas amigas, me senti feliz e também realizada por estar com 45 anos e ter chances de aprender uma nova profissão. Posso dizer que participar do curso fez a diferença na minha vida. Quero trabalhar e conhecer novas pessoas, o céu é o nosso limite”, decretou.

 

Pronatec Brasil Sem Miséria 2013 – A Sedest pactuou com os institutos de Educação, SENAC, SENAI, IFB, Secretaria de Educação – SEDF e SENAR a oferta de 5.406 vagas para cursos de qualificação profissional nas áreas de informática, beleza, administração, vendas artesanato, entre outras. A maioria dos cursos terá carga horária de 200 horas. A formação é destinada às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza (Cadastro Único), preferencialmente beneficiárias do programa Bolsa Família. Os interessados em realizar os cursos poderão procurar os CRAS, Creas ou Coses mais próximos de suas residências para obterem informações gerais (opção de curso, locais de oferta, horário e etc) e realizarem a pré-matrícula. Após isto, o usuário levará um encaminhamento feito na unidade da Sedest ao instituto ofertante para efetivar a matrícula.

Plano DF Sem Miséria –  O Plano DF Sem Miséria tem como objetivos reduzir as desigualdades sociais e superar a extrema pobreza no Distrito Federal, elevar a qualidade de vida da população pobre e extremamente pobre, ofertar serviços públicos e gerar emprego e renda para a promoção social dessas famílias. Os três eixos norteadores das ações são: transferência de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva.

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183