Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/10/21 às 15h31 - Atualizado em 27/10/21 às 17h59

Sedes reforça o atendimento ao cidadão

Rede de proteção social ganhou novos 118 servidores, sendo 117 agentes sociais e um educador social

 

“Quero dar o meu máximo. Nós sabemos das demandas da população. Eu vejo a necessidade dessas famílias que estão em vulnerabilidade. Estando do outro lado e poder contribuir, é muito gratificante”, comemora Henver Medeiros Carvalho, de 25 anos, recém-nomeado para o cargo de agente social.

 

Henver foi um dos 117 agentes sociais nomeados nesta quarta-feira (27) pelo governador Ibaneis Rocha. Para reforçar a estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), foram, no total, 118 novos servidores, esse outro é um especialista em Assistência Social, que vai atuar como educador social.

 

São profissionais que vão atuar na ponta, nas unidades socioassistenciais, diretamente no atendimento às famílias em vulnerabilidade social. “Estamos vivendo em uma época de pandemia, em que mais pessoas passam por dificuldades e precisam do apoio do Estado. São mais de dez anos de carência de profissionais, sem nomeações de novos servidores”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, durante discurso na cerimônia de nomeação dos novos servidores nesta quarta.

 

Para quem foi nomeado, agora há uma mistura de alegria de poder atuar com essas famílias vulneráveis e, ao mesmo, de alívio. Esse é o relato do agente social recém-nomeado para a Sedes Ricardo Fogaça, de 37 anos. Atuando na área de vendas há mais de 11 anos, Ricardo foi demitido no começo da pandemia da covid-19, assim como muitas pessoas no DF, e estava há um ano desempregado.

 

“Eu ia ser usuário da Assistência Social e me tornei servidor. É imensurável a alegria que estou sentindo. Eu espero poder trabalhar pela garantia de direitos dessa população, que um dia esteve igual a mim”, conta Ricardo, que mora em Taguatinga com a esposa e a filha de três anos.

 

Segundo Mayara Rocha, em abril de 2020, a Sedes contava com 1.179 servidores da carreira pública de Assistência Social. Desde maio, já foram nomeados mais 432 novos profissionais.

 

“Com as novas nomeações, a equipe foi ampliada em mais de 45%. Muitas pessoas pensam que a secretaria se restringe a entrega de benefícios sociais. E não é. Nós fazemos o atendimento integral das famílias em risco social, o acompanhamento socioassistencial e o resgate da autonomia e autoestima”, destaca a secretária.

 

Nomeações

 

Às vésperas do Dia do Servidor, comemorado em 28 de outubro, 122 profissionais foram nomeados, no total, pelo GDF para atuar na área social. Aprovados em concursos públicos, os profissionais vão atuar nas secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), de Justiça e Cidadania (Sejus) e da Mulher.

 

Cynthia Ribeiro

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183