Governo do Distrito Federal
9/12/21 às 19h51 - Atualizado em 9/12/21 às 19h59

Sedes pela recebe pela segunda vez seguida prêmio por 100% de transparência na divulgação de informações

A premiação faz parte da programação em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado nesta quinta (9)

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) foi um dos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) premiados nesta quinta-feira (9) na 6ª edição do Prêmio Índice de Transparência Ativa (ITA) da Controladoria-Geral do DF. A premiação é um reconhecimento pela adoção das medidas de transparência determinadas pela Lei Distrital de Acesso à Informação (nº 4.990/2012) e a publicação ativa de informações de interesse público no site oficial da Sedes.

 

Pela primeira vez, todos os órgãos e entidades do que compõem o GDF alcançaram 100% do (ITA) em 2021. A premiação faz parte da programação em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado nesta quinta.

 

Para um órgão público receber o Prêmio Índice de Transparência Ativa é o reconhecimento pelo esforço em fazer uma gestão transparente e mais acessível ao cidadão do Distrito Federal.

 

Para a premiação, são realizadas, por exemplo, avaliações das informações divulgadas nos sites oficiais, seguindo as normas da legislação. São analisados desde dados mais simples, como endereço e formas de contatos telefônico ou eletrônico, até informações de caráter institucional ou relacionadas a despesas, contratos, convênios, licitações e servidores.

 

A Sedes recebeu o prêmio em 2020 por atingir 100% de transparência, depois de começar o ano passado com 49%, na primeira avaliação preliminar da Subcontroladoria de Transparência e Controle Social da CGDF, bem abaixo, inclusive do ranking obtido em 2019, que era de 94%. E neste ano manteve a taxa máxima.

 

“É com muita satisfação que a Sedes recebe pelo segundo ano consecutivo recebe o prêmio Índice de Transparência Ativa, coincidentemente desde que a secretária Mayara Noronha Rocha assumiu a secretaria. Isso mostra esforço desta gestão em aumentar a transparência na divulgação das informações e disponibilizar esses dados com uma linguagem mais clara”, destacou a secretária-adjunta de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, ao receber o prêmio ITA nesta quinta-feira, em solenidade no Palácio do Buriti.

 

“Agradeço à equipe pelo esforço em manter atualizados e disponibilizar esses dados para ter no Portal da Transparência todos os nossos serviços. Fica aqui meu agradecimento e orgulho de fazer parte dessa equipe”, comemora.

 

 

 

Prêmio ITA

Com a finalidade de desenvolver uma competição saudável entre os órgãos e entidades do governo, o Índice de Transparência Ativa serve de base para o ranqueamento das instituições conforme o grau de publicação de informações de transparência ativa. O órgão ou entidade que atingir a maior pontuação, ou seja, a mais próxima ou igual a 100 pontos, será classificado na primeira colocação do ranking de transparência ativa.

 

“A transparência aproxima o cidadão do governo e é por meio dessas informações que nós prestamos contas à sociedade. Parabéns à Secretaria de Desenvolvimento Social. Parabéns ao GDF. Hoje é um dia histórico. 100% de transparência”, enfatizou o controlador-geral do DF, Paulo Martins.

 

Cynthia Ribeiro

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 162
Governo do Distrito Federal