Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/10/21 às 10h25 - Atualizado em 2/11/21 às 10h30

Samambaia tem mutirão para atualização do Cadastro Único

Ação social no Cras Samambaia Expansão foi em comemoração ao aniversário da cidade e atendeu cerca de 50 famílias

 

Em comemoração à semana de aniversário de Samambaia, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Samambaia Expansão promoveu mutirão para inclusão e atualização dos dados do Cadastro Único. Cerca de 50 famílias foram atendidas.

 

O Cadastro Único no Distrito Federal é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e é pré-requisito para as famílias em vulnerabilidade social receberem benefícios federais e distritais, como o Bolsa Família e o DF sem Miséria.

 

Para continuar recebendo os auxílios, o usuário deve atualizar o Cadastro Único a cada dois anos ou, em caso de alteração nos dados, como mudança de endereço, telefone, integrantes da família, e escola frequentada pelas crianças e adolescentes.

 

Agente social responsável pelo atendimento às famílias no Cras Samambaia Expansão, Fernanda Silva pontua a necessidade de realizar ações como essa para que os usuários não fiquem sem receber auxílio do Estado.

 

“Esses mutirões são importantes para dar uma celeridade à atualização do Cadastro Único. Nós atendemos muitos usuários que tiveram os benefícios suspensos por falta de atualização dos dados”, conta.

 

Marta (nome fictício, pois a cidadã preferiu não se identificar) foi uma das usuárias atendidas no Cras Samambaia Expansão na manhã desta sexta-feira. “Esse mutirão ajuda a comunidade a tirar dúvidas, saber quais os documentos preciso para fazer o cadastro”, diz.

 

As equipes socioassistenciais atendem, em média, 30 pessoas diariamente. Segundo a gerente da unidade, Ana Luzia Dias de França, foram atendidas no mutirão pessoas em vulnerabilidade social levadas por lideranças comunitárias e por órgãos como Administração Regional de Samambaia e Conselho Tutelar.

 

“Este é o segundo mutirão que realizamos desde que a unidade voltou a funcionar presencialmente, no fim do ano passado. É uma forma de aproximar os serviços socioassistenciais da comunidade de Samambaia”, destaca a gerente do Cras Samambaia Expansão.

 

“A inscrição válida e atualizada no Cadastro Único é pré-requisito à concessão de mais de 30 benefícios, serviços e programas nacionais, como o Bolsa Família e o DF Sem Miséria. Por isso, damos prioridades a essas ações. Hoje, a Sedes também tem parceria com a Secretaria de Justiça para a oferta do serviço em algumas unidades do Na Hora”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

 

Cynthia Ribeiro

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183