Governo do Distrito Federal
19/03/22 às 9h13 - Atualizado em 23/03/22 às 14h54

Restaurantes comunitários celebram o Dia Mundial da Água

Restaurantes comunitários celebram o Dia Mundial da Água

 

Ação na terça-feira (22) envolve atividades relacionadas ao uso consciente e à importância da hidratação para a saúde; na unidade de Sobradinho II haverá cardápio especial para comemorar a data

 

Terça-feira (22) é o Dia Mundial da Água. Nessa data, os 14 restaurantes comunitários do Distrito Federal promovem o evento Um Mergulho na Fonte da Vida. A ação envolve atividades relacionadas à utilização consciente e à importância da hidratação para a saúde. As unidades vão expor painéis e apresentar vídeos educativos durante o horário de almoço, das 11h às 14h.

 

“Nosso objetivo é, por meio do evento, sensibilizar o cidadão acerca da importância desse recurso fundamental à vida”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha. Durante o almoço, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) vai apresentar informações nutricionais sobre o consumo de água aos clientes da unidade.

 

A ação envolve, ainda, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa) e a Administração Regional de Sobradinho II. O evento tem o apoio da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e da empresa de cooperação internacional CITinova.

 

O secretário do Meio Ambiente do DF, José Sarney Filho, ressalta as ações de recuperação de nascentes implementadas por meio do Projeto CITinova. “Foram 80 hectares de plantio, além de 37 sistemas agroflorestais. Agora, estamos na fase de monitoramento, com a certeza de estarmos contribuindo para a manutenção dos mananciais de água do DF”, explica.

 

 

Para o presidente da Caesb, Pedro Cardoso, a companhia exerce um papel fundamental na vida da população do DF. “Além de levar saúde por meio do saneamento básico e distribuição de água tratada, a Caesb desenvolve ações relacionadas à preservação do meio ambiente, por meio da proteção de mananciais, incentivo ao uso racional de água e plantio de árvores, garantindo que a água esteja disponível a todos”, ressalta Pedro.

 

A companhia vai distribuir 100 copos de água com o folder sobre o uso racional. Já a Adasa prepara a entrega de 321 camisetas, além de garantir a animação com os personagens Gotita e Caninópolis.

 

No Restaurante Comunitário de Sobradinho II, além dos materiais expositivos, está previsto um cardápio especial e a distribuição de água saborizada.

 

A ideia da iniciativa é promover sensibilização sobre a relevância da água para a sobrevivência, por meio do uso racional e sustentável, assim como a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, baseadas em estratégia de prevenção à poluição e contaminação.

 

“O acesso à água potável e ao saneamento básico são direitos fundamentais e indispensáveis à saúde. Portanto, a missão da Adasa na regulação simultânea da água e dos serviços de saneamento básico nos traz uma grande responsabilidade perante a população do DF”, aponta o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro.

 

Para Ribeiro, o Dia Mundial da Água é uma data importante para estimular uma reflexão sobre a forma como cada indivíduo lida com esse recurso essencial à vida.  “É um momento de celebrar avanços, mas principalmente lembrar dos desafios que temos pela frente”, finaliza.

 

Serviço

 

Um Mergulho na Fonte da Vida – Celebração do Dia Mundial da Água

Restaurante Comunitário de Sobradinho II
Terça-feira, 22 de março
A partir das 11h

 

 

Dia Mundial da Água é celebrado no Restaurante Comunitário de Sobradinho II

 

Evento Um Mergulho na Fonte da Vida, com participação de mais de 2 mil pessoas, teve objetivo de sensibilizar a população sobre a preservação desse recurso natural

 

“Eles (filhos e neto) pensam que são sócios de empresa que produz água, de tanto que gastam”, ironiza a moradora de Sobradinho II Maria Lúcia Jesus, de 52 anos. A dona de casa aproveitou a ação Um Mergulho na Fonte da Vida para mostrar ao pequeno João Lorenzo, 4 anos, a importância de usar o recurso natural de forma racional.

 

Mais de 2 mil pessoas passaram pelo Restaurante Comunitário de Sobradinho II, nesta terça-feira (22), durante o evento alusivo ao Dia Mundial da Água. Um Mergulho na Fonte da Vida teve como objetivo sensibilizar o público sobre a relevância da água para nossa sobrevivência e de outros seres, destacando o uso racional, a preservação e o consumo consciente.

 

“A água faz parte da alimentação. Trata-se, provavelmente, do principal nutriente para o corpo. Hoje, queremos mostrar isso também: a água como componente fundamental para a vida”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

 

 

Também presente no evento, o secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho, enfatizou que a ação desenvolvida pelo Governo do Distrital Federal (GDF) no Restaurante Comunitário de Sobradinho II se traduz na preocupação com as mudanças climáticas e a consequente escassez hídrica.

 

“Portanto, duas vertentes de ação são importantes: adaptação pela recuperação de nascentes e preservação de leitos de cursos d’água e pelo plantio de árvores que ajudam na mitigação das emissões”, frisa o secretário do Meio Ambiente.

 

Responsáveis diretos pelo manejo e regulação do recurso natural no Distrito Federal, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) reforçaram, durante o evento, a importância da preservação da água.

 

No dia 19 de março, a Caesb promoveu um passeio ciclístico em uma das paisagens mais importantes do DF, a Floresta Nacional de Brasília (Flona). “A Caesb busca água no meio ambiente, faz o tratamento e a leva para os lares. Também tratamos o esgoto e o devolvemos na melhor condição possível para se reintegrar ao meio ambiente. Está entre as nossas atividades acompanhar e monitorar as nascentes que abastecem o DF para oferecer o melhor e mais saudável produto ao cidadão”, destaca o presidente da Caesb, Pedro Cardoso.

 

Nesta terça-feira (22), a Caesb levou 1,4 mil copinhos para distribuir nos 14 restaurantes comunitários. A companhia iniciou as comemorações do Dia Mundial da Água ainda em fevereiro, com a Gincana da Água, promovida pela Adasa e pela Secretaria de Educação.

 

 

Voltada ao público estudantil, das séries finais do nível fundamental, das redes pública e privada de ensino, a ação teve como objetivo formar as novas gerações dentro de uma consciência ambiental, que enxerga a água não como um bem econômico, mas como um elemento vital para todos os organismos. A divulgação do resultado da competição virtual ocorrerá no dia 28 de março.

 

A Adasa, que levou diversos personagens para sensibilizar as crianças por meio do entretenimento, também está na promoção da gincana. Além disso, a agência promove, na sexta-feira (25), às 7h, na Fercal, palestra sobre o uso racional da água para funcionários da Ciplan.

 

Já na terça-feira (29), ocorre o Fórum de Sustentabilidade do DF na Egov, com abertura solene do diretor-presidente da agência, Raimundo Ribeiro, e palestra do regulador Miguel Sartori.

 

“No dia 31 de março fechamos o Mês da Água com a entrega da premiação da gincana, a assinatura do acordo de cooperação que garantirá a continuidade dos atendimentos do Programa Adasa na Escola na rede pública de ensino e outras ações que propõem a conscientização em torno da atenção que damos à água no nosso dia a dia”, salientou Ribeiro.

 

 

 

 

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 162
Governo do Distrito Federal