Governo do Distrito Federal

CREAS

CENTRO DE REFERENCIA ESPECIALIZADO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL – CREAS

 

 

O que é o CREAS?

 

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública de Assistência Social que atende as pessoas e famílias (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres) que estão vivendo situações de violência ou violação de direitos.

 

Recepciona, acolhe as pessoas, fortalece vínculos familiares e comunitários, disponibiliza informações sobre Direitos e viabiliza acesso a outros serviços, benefícios e programas. O objetivo é auxiliar as pessoas a superar as violências sofridas ou a diminuir os danos causados por elas.

 

Os serviços ofertados nos CREAS são desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, dos órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas.

 

O atendimento no CREAS pode se dar por meio de encaminhamento da rede socioassistencial e de outras políticas públicas, dos órgãos de defesa de direitos, bem como, a população pode procurar o serviço diretamente nas unidades.

 

 

O que são violações de Direitos?

 

É violação de direito qualquer ação e/ou omissão por violência ou discriminação, que impeça a criança, adolescente, idoso, mulher ou outros grupos discriminados de usufruir de seus direitos fundamentais (direito à vida, à saúde à liberdade, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, à dignidade, ao respeito, à profissionalização, à proteção no trabalho, à convivência familiar e comunitária).

 

 

Quem pode ser atendido no CREAS?

 

Famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como as exemplificadas abaixo:

 

Violência física/ psicológica: uso de força física, tapas, socos empurrões, puxões de cabelo e violência psicológica, xingamentos ou falas que afetam a auto estima, ameaças, chantagens, tentativa de isolar a pessoas de amigos e familiares.

 

Negligência: não atendimento a necessidades básicas de pessoas idosas, pessoas com deficiência ou crianças que necessitam de cuidados. Pode ser não provimento de alimentação ou moradia, não levar ao médico ou não prover medicação necessária ou descuido com a higiene básica. Importante ressaltar que a falta de cuidados ocasionada por dificuldades financeiras não constitui situação de negligência, mas também merece atenção das unidades da Política de Assistência Social.

 

Abandono: ausência ou recusa de pessoas responsáveis em prestar auxílio ou socorro a crianças e adolescentes ou idosos e pessoas com deficiência.

 

Violência sexual: qualquer atitude sexualizada, desde carícias, manipulação, exibição de conteúdos inapropriados até atos sexuais envolvendo crianças e adolescentes, ou pessoas adultas quando não há consentimento.

 

Trabalho Infantil: Realização de atividades de trabalho por crianças e adolescentes que podem prejudicar seu desenvolvimento, sua saúde ou seu desempenho escolar.

 

Afastamento do convívio familiar: Crianças ou adolescentes, idosos ou pessoas com deficiência que estão acolhidos devido a aplicação de medidas de proteção, vivência de situações de violência ou dificuldade dos familiares de prestaremos cuidados necessários naquela ocasião.

 

Também podem ser atendidas neste espaço pessoas em situação de rua, famílias e indivíduos que sofrem discriminações em razão de sua orientação sexual, identidade de gênero,raça/etnia, intolerância religiosa, entre outras.

 

 

O Distrito Federal possui 11 CREAS organizados por territórios, além do CREAS Diversidade voltado especificamente para atender situações de discriminação, por orientação sexual, identidade de gênero, raça, etnia ou religiosidade.

ENDEREÇOS, CONTATOS E REGIÃO DE ATENDIMENTO DE TODOS OS CREAS DO DISTRITO FEDERAL
 CREAS/ABRANGÊNCIA ENDEREÇO / EMAIL TELEFONE GERENTE
CREAS BRASÍLIA

(Cruzeiro Lago Norte, Lago Sul, Sudoeste, Octogonal, Plano Piloto, Varjão, Jardim Botânico)

SGAS 614/615 Lote 104 (L2 Sul) creasbsb@sedes.df.gov.br 3773-7489 3773-7490 Natany Rodrigues de Carvalho

 

CREAS BRAZLÂNDIA 

(Brazlândia)

A/E Nº. 01 LOTES K/L – BRAZLÂNDIA /DF  creasbrz@sedes.df.gov.br 3773-7492

3773-7493

Flávia Ribeiro dos Santos Chaves de Almeida

 

CREAS CEILÂNDIA

(Ceilândia, Sol Nascente/ Por do Sol)

QNM 16 A.E. Módulo A.- Ceilândia Norte creascei@sedes.df.gov.br 3773-7495

3773-7496

Daniella Pimenta da Silva

 

CREAS DIVERSIDADE

 

SGAS 614/615 Lote 104 (L2 Sul)

centrodadiversidade@sedes.df.gov.br

3773-7498 3773-7499 Felipe Queiroz da Silva

 

CREAS ESTRUTURAL 

(Estrutural/SCIA e SIA)

Área Especial 09-Setor central – Estrutural

creasest@sedes.df.gov.br

creasestrutural@gmail.com

3773-7501

3773-7502

 

 

Guilherme Pereira de Lima
CREAS GAMA

(Gama e Santa Maria)

A.E. 11/13 Setor Central – GAMA/DF

creasgama@sedes.df.gov.br

3773-7504

3773-7505

 

 

 

Layla Raquel Santiago Piauilino
CREAS NÚCLEO BANDEIRANTE

(Riacho Fundo I, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Park Way, Guará)

Avenida Central, Área Especial, Lote E,

Núcleo Bandeirante

creasnb@sedes.df.gov.br

3773-7507

3773-7508

Eliane Júlia dos Santos Mendes

 

CREAS PLANALTINA

(Planaltina)

A. E. – H – LOTE 06 – Setor Central.

creaspla@sedes.df.gov.br

 

3773-7510

3773-7511

 

Marília Moreira da Silva
CREAS SAMAMBAIA

(Samambaia e Recanto das Emas)

QN 419 A.E. 01 Samambaia Norte

creassamambaia@sedes.df.gov.br

3773-7513

3773-7514

Lucas Clementino de Ceia
CREAS SÃO SEBASTIÃO

(São Sebastião (Aquilhada, Barreiros, Bela Vista, Bonsucesso, Bora Manso, Capão Cumprido, Cavas de Baixo, Cavas de Cima, Centro, Crixás, Itaipu, João Cândido, Morro Azul, Morro da Cruz, Nova Betânia, Ponte do Bartolomeu, Recanto da Conquista I e II, Residencial Bosque, Residencial Oeste, Residencial Vitória, Riacho Frio, São Bartolomeu, São Francisco, São Gabriel, São José, Setor Tradicional, Vila do Boa, Vila Nova, Zumbi dos Palmares) – Região Administrativa do Jardim Botânico (Jardim Mangueiral, Setor Habitacional Tororó, Condomínios Altiplano Leste, Fazenda Taboquinha) – Café Sem troco)

Avenida Comercial Lote 2251, Centro, São Sebastião-DF

creassaosebastiao@sedes.df.gov.br

37737650

37737651

37737652

Rafaella da Câmara Lobão Barroso
CREAS SOBRADINHO

(Sobradinho, Sobradinho II, Paranoá, Itapoã, Fercal)

QD 06 A.E. Nº. 03 – Sobradinho

creassob@sedes.df.gov.br

3773-7516

3773-7517

Isabela Fernanda Barros Silva

 

CREAS TAGUATINGA

(Taguatinga, Águas Claras, Riacho Fundo II, Vicente Pires e Arniqueiras).

 

A.E. Nº. 09 -Setor “D” Sul – Tag. Sul

creastag@sedes.df.gov.br

3773-7519

3773-7520

Andréia Oliveira dos Santos Nascimento

 

 

Atualizado em 05/2023

 

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 162
Governo do Distrito Federal