Governo do Distrito Federal
30/03/22 às 13h20 - Atualizado em 30/03/22 às 15h34

Projeto de inovação social do GDF é selecionado para tutoria federal

Social-L@B participará, a partir de abril, da 3ª edição do Programa Janela GNova – CoLabs, da Escola Nacional de Administração Pública

 

O projeto SUAS Transformações Digitais, do Laboratório de Inovação Social (Social-L@B) da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), vai receber, a partir de abril, uma tutoria do governo federal para viabilizar a inclusão digital de servidores e usuários da assistência social no Distrito Federal.

 

O Social-L@B foi um dos nove laboratórios de órgãos públicos selecionados para participar da terceira  edição do programa Janela GNova – CoLabs, iniciativa promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para incentivar e orientar a adoção de metodologias inovadoras nas políticas públicas.

 

“Nessa tutoria, nós vamos trabalhar uma vez por semana com eles, repassando métodos, abordagens e ouvindo muito esses laboratórios sobre as necessidades e o andamento do projeto selecionado. Esse suporte, é nesse sentido, de compartilhamento do que a Enap faz e de troca no decorrer do projeto, mas são os laboratórios que vão tocar os projetos, já que são eles que conhecem as realidades e necessidades deles. O nosso apoio é teórico e metodológico para o bom andamento do projeto”, explica a coordenadora-geral de Inovação da Enap, Marizaura Camões.

 

O projeto apresentado pelo Laboratório de Inovação Social da Sedes tem como objetivo pensar e planejar novos sistemas e serviços online no âmbito do DF.

 

Servidores passam por capacitação para atender, com mais eficiência, a população em vulnerabilidade social | Foto: Renato Raphael/Sedes

“O fato de o nosso projeto ter sido selecionado entre 47 iniciativas de todo o país mostra o reconhecimento do potencial do Laboratório de Inovação Social da Sedes. Nós ficamos em terceiro lugar entre os nove selecionados. Essa troca de experiências com a Enap, que já tem expertise no assunto, vai qualificar o projeto da Sedes, com novas abordagens e orientações. Vamos implementar essas mudanças com segurança e respaldo federal”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

 

Social-L@B

 

O Social-L@B é um espaço voltado para o desenvolvimento de soluções com menos burocracia e mais eficiência para os serviços públicos. A intenção é que esse seja um local para colher novas ideias e propostas que aprimorem os serviços para a população em vulnerabilidade social e auxiliem a gestão no desenvolvimento de ações também voltadas para o servidor.

 

Compete ao Laboratório de Inovação Social, entre outras atribuições, promover, participar e fomentar a criação e operacionalização de redes de cooperação técnica; incentivar a inovação, modernização e a capacitação tecnológica das unidades da Sedes e apoiar unidades na busca de soluções de problemas complexos, com base em metodologias de inovação que considerem a colaboração institucional e a experimentação como meio de qualificação e aprimoramento dos serviços socioassistenciais, da gestão e da melhoria dos serviços públicos.

 

Segundo o subsecretário de Gestão da Informação, Formação, Parcerias e Redes, Rodrigo Freitas, o SUAS Transformações Digitais, do Social-L@B, foi o único projeto do DF que vai receber apoio da Enap nesta edição e o único de caráter social.

 

“Como produtos dessa tutoria, esperamos a validação da metodologia de elaboração de projetos inovadores, com impacto na disseminação da cultura de transformação digital dos serviços no âmbito da Sedes”, reforça.

 

Confira aqui o resultado final do Janela Gnova – CoLabs 2022.

 

 

Programa Janela GNova – CoLabs

 

 

O GNovaLab é voltado para as equipes de laboratórios ou unidades de inovação do setor público recém-criados e que estejam ligados a órgãos do Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário, das esferas municipal, estadual ou federal. O programa fica responsável pela orientação metodológica dos laboratórios selecionados e as unidades pelo desenvolvimento de um projeto de inovação endereçado a um problema público.

 

“Desde 2016 o GnovaLab vem testando abordagens, metodologias, jeitos de fazer projetos de políticas públicas, gestão pública, e resolvemos que este ano teríamos que criar estratégia para dar escala ao que nós fazemos”, destaca Marizaura Camões. “Nós não conseguimos alcançar toda a demanda que existe, então, chegamos ao entendimento de que é preciso ajudar na formação de novos laboratórios para que esses métodos e abordagens cheguem a todo país”.

 

O GNova desenvolveu mais de 20 projetos desde 2016, apoiando soluções em parceria com diversas instituições do país.

 

“O objetivo desse programa é espalhar as metodologias de inovação. Ainda existe um mito de que a inovação é genialidade, mas existe método para inovar, existem abordagens que favorecem e promovem a inovação. Também avaliamos que tem um valor muito grande termos mais laboratórios funcionando nas diferentes organizações públicas. Então, é de grande importância ter esse conhecimento recente da administração pública se espalhando”, finaliza a coordenadora-Geral de Inovação da Enap.

 

Cynthia Ribeiro

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 162
Governo do Distrito Federal