Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/10/13 às 20h30 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

População do Distrito Federal recebe o I Plano Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional

 SED1600
Na manhã de hoje (23), foi lançado o I Plano Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional durante o I Encontro Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional, que debateu temas que contribuirão para o fortalecimento das ações e dos agentes atuantes no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, em âmbito local.

Abiail Ferreira, presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do DF – CONSEA/DF, abriu as atividades desejando um encontro positivo aos presentes. “Agradeço a presença e o esforço de cada um e cada uma para participar do encontro. Espero que possamos sair daqui esclarecidos sobre o que é o PDSAN e sua importância para o Distrito Federal”, disse. 
 SED1288

O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo Campos, elogiou o empenho para que o plano fosse lançado e efetivado. “Parabenizo o DF por trabalhar diariamente para cumprir os compromissos com a sociedade. A garantia de alimentação adequada para quem está em situação de insegurança alimentar é algo que o GDF se propõe a cumprir e, com isso, tem feito mudanças estruturais e melhorado a vida de muita gente. Parabenizo, em especial, ao Daniel Seidel, pelo empenho e dedicação”, declarou.
 SED1934

“Ao entregar o I Plano Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional à sociedade e realizar o I Encontro, o GDF cumpre com mais uma importante etapa no processo de implementação efetiva do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no Distrito Federal. O Plano é um instrumento de luta social e só foi possível sua produção por entendermos que a cultura da intersetorialidade é necessária para avançar, mas nos exige esforço e compromisso. Para promover o desenvolvimento não podemos ter medo de enfrentar os desafios”, reforçou finalizando a mesa de abertura, o Secretário da Sedest, Daniel Seidel, e presidente da CAISAN – Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional.
 SED1371

Compuseram também a mesa de abertura o secretário de Agricultura do DF, Lúcio Valadão; o subsecretário de Infraestrutura e Apoio Educacional da Secretaria de Educação do DF, Marco Aurélio Salgado; o secretário de Igualdade Racial do DF, Veridiano Custódio, e a representante do CONSEA Nacional, Elisabetta Recine.

Na ocasião, os grupos indígenas Kariri-Xocó e Guajajara e a Comunidade Cigana realizaram apresentações de danças típicas.
 SED1781

I PDSAN – É resultado de uma pactuação intersetorial e participativa e reflete os anseios da sociedade civil e as prioridades políticas de cada setor envolvido com a temática de Segurança Alimentar e Nutricional no processo de construção e implementação da Política Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional.

O Distrito Federal é a 4° unidade da federação a construir seu próprio Plano de Segurança Alimentar e Nutricional. O Plano completa o arcabouço legal necessário para implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no Distrito Federal.

O Plano funcionará como o principal instrumento de planejamento, gestão e execução dos programas e ações ligadas à área de segurança alimentar e nutricional implementados no Distrito Federal, terá vigência quadrienal e deverá observar os objetivos, metas e ações estabelecidas no Plano Plurianual – PPA.

Entre seus objetivos, o I PDSAN irá realizar acompanhamento dos programas e ações de segurança alimentar e nutricional, por meio do monitoramento de seus indicadores e de avaliações periódicas; monitorar os níveis de insegurança alimentar e nutricional da população do DF (por meio da aplicação da escala brasileira de insegurança alimentar); além de articular e integrar os programas e ações de forma a garantir o direito humano à alimentação adequada da população.

“O lançamento do I Plano Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional – I PDSAN efetiva o compromisso do GDF assumido quando da adesão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, em novembro de 2011, durante da IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”, explicou a secretária executiva da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional – CAISAN, Bianca Lazarini.

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183