Governo do Distrito Federal
10/02/22 às 17h22 - Atualizado em 17/02/22 às 15h30

Pessoas em situação de rua concluem cursos profissionalizantes

Em preparação para a retomada dos eventos culturais, esportivos, sociais e empresariais; parceria entre GDF e organização da sociedade civil capacita frequentadores do Centro Pop de Taguatinga

 

Suzane Correia foi uma das frequentadoras do Centro Pop que recebeu o certificado de conclusão do curso. Fotos: Renato Raphael/Sedes

 

“Estou passando por um momento muito difícil na vida. Desempregada e sem uma moradia. Esse curso veio exatamente quando eu mais precisava”, conta Suzane Correia. Frequentadora do Centro Pop de Taguatinga, unidade especializada no atendimento de cidadãos em situação de rua, ela foi uma das mais de 50 pessoas a concluir, nesta quinta-feira (10), um dos cursos de serviços gerais em eventos, realizado durante dois dias. “Esse certificado pode mostrar um novo horizonte para minha vida profissional”, completa.

 

Foram cinco capacitações com carga de 16 horas/aula e certificado de conclusão. “Esperamos que, em breve, os eventos possam ser realizados e essas pessoas vão estar prontas para o trabalho”, comemora a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha. “O Distrito Federal é ponto certo para muitas conferências, shows e reuniões de grande porte, nacionais e internacionais. Quando precisarem de mão-de-obra qualificada e capacitada, já temos quem indicar”, completa.

 

Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Turismo com o LABFAZ (Laboratório dos Fazeres e Saberes Técnicos da Economia Criativa), financiado por meio de emendas parlamentares da Câmara Legislativa do DF, o projeto LABFAZ Cidadão ofertou cursos de recepcionistas, limpeza, carregamento, carregador e carregadora de mobiliários, e matérias de palco, além de assistente de camarim.

 

“Estamos criando uma plataforma de currículos com os dados de quem passou pelas capacitações, com o objetivo de indicar aos grandes produtores a contratação dessas pessoas”, destaca a secretária de Turismo, Vanessa Chaves de Mendonça.

 

A coordenadora do LABFAZ Cidadão, Vera Verônika, explica que mesmo em meio à crise econômica que o país vem enfrentando, principalmente com a pandemia da covid-19, profissionais das áreas técnicas se organizaram para capacitar os novos trabalhadores. “O objetivo das oficinas é trazer para o mercado de trabalho profissionais aptos a exercer funções específicas, mas com habilidade. Muitos produtores perdem contratos por não ter uma equipe pronta, para iniciar um trabalho de imediato”, afirma.

 

“Estou muito feliz com tudo o que aprendi nestes dias de curso. Sei que agora estou pronto para ter uma oportunidade e conseguir um emprego, que é tudo que mais quero para poder mudar de vida, sair das ruas”, diz o Liondenilson Silva, que realizou o curso de carregador de palco.

 

Durante as entregas dos certificados desta quinta-feira, a Banda Vozes da Rua, um projeto do educador social Luciano Nunes Paiva, se apresentou ao vivo em um palco montado e preparado pelos alunos. O conjunto musical busca a reinserção social dos frequentadores da unidade por meio da música e da arte.

 

Todos os participantes receberam certificados emitidos pela Secretaria de Turismo. Após o Centro Pop, o LABFAZ Cidadão segue com as instruções em acampamentos da Frente Nacional de Luta e com comunidades em situação de rua do Plano Piloto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ádamo Dan

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 162
Governo do Distrito Federal