Governo do Distrito Federal
29/04/22 às 13h25 - Atualizado em 29/04/22 às 13h25

Pessoas com deficiência têm 117 vagas de emprego

Atividade realizada na Estação de Metrô da 112 Sul aproximou, nesta quinta-feira (28), empregadores e profissionais em busca de colocação no mercado 

 

Quem passou pela Estação de Metrô da 112 Sul nesta quinta-feira (28) se deparou com uma grande “sala de recursos humanos” aberta ao público. Isso porque a Secretaria da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (SEPD-DF) realizou mais uma edição do Dia D da Empregabilidade.

 

A atividade consiste em unir profissionais com deficiência em busca de uma colocação no mercado de trabalho e empresas dispostas a contratá-los. A rede de mercados Big Box/Ultrabox, a atacadista Dia a Dia, a farmacêutica Droga Center, o Laboratório EMS, a BRBPO Tecnologia e Serviços e a Universidade Católica montaram uma espécie de balcão de empregos na 112 Sul e iniciaram, lá mesmo, seus processos seletivos para preencher 117 vagas imediatas e cadastro reserva.

 

O secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Santos, comemorou o resultado do Dia D. Para ele, o mercado de trabalho é “um dos grandes instrumentos para a inclusão das pessoas com deficiência”. “Ao mesmo tempo, [o emprego] serve para o seu desenvolvimento pessoal”, destaca.

 

Uma espécie de balcão de empregos foi montado na Estação de Metrô da 112 Sul: Dia D da Empregabilidade reuniu empresas privadas em busca de profissionais com deficiência | Foto: Divulgação/SEPD

O chefe da SEPD comenta que a ação de encaminhamento de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho acontece de forma permanente. “Nós procuramos sempre conscientizar as empresas sobre a importância de ter pessoas com deficiência no seu rol de servidores”, afirma Flávio.

 

As empresas privadas, por sua vez, também procuram voluntariamente a pasta para selecionar novos empregados e promover um ambiente de trabalho inclusivo. “Muitas empresas têm realmente se sensibilizado e descoberto o potencial das pessoas com deficiência”, informa o secretário. “As pessoas com deficiência não precisam de favor, mas sim de oportunidade de mostrar o seu potencial, sua capacidade, e estamos felizes em perceber que as empresas têm visto esse potencial em ação”, complementa Flávio.

 

Outros atendimentos

 

Além dos processos seletivos, os participantes do Dia D puderam usufruir de outros atendimentos. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por exemplo, disponibilizou servidores para auxiliar no cadastro do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na inscrição de pessoas no Cadastro Único da Pessoa com Deficiência (CadPCD). Já a Defensoria Pública do Distrito Federal, também parceira da SEPD no evento, ofertou atendimento jurídico.

 

Thiago Vinicius Pinheiro da Silva, secretário-executivo de Desenvolvimento Social, elogiou o Dia D. “Tivemos a grata oportunidade de participar dessa ação com uma estrutura típica de Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que fortaleceu o evento com um trabalho no que diz respeito aos serviços ligados ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), voltado para esse público”, ressalta.

 

Ádamo Dan

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 162
Governo do Distrito Federal