Governo do Distrito Federal
12/08/22 às 9h34 - Atualizado em 6/10/22 às 9h37

Novos postos do Cadastro Único já fizeram mais de 13 mil atendimentos

Unidades começaram a funcionar de maneira gradativa desde agosto

 

Com o objetivo de intensificar o preenchimento e a atualização do Cadastro Único das famílias do Distrito Federal, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) instalou 14 postos de atendimento nas regiões com as maiores demandas. Desde que os postos começaram a funcionar, foram 13.960 prestações desse serviço.

 

As novas 14 unidades vão reforçar os serviços relacionados ao Cadastro Único, que, atualmente, está disponível em 29 centros de referência de assistência social | Foto: Renato Raphael/Sedes

Atualmente, os postos estão em Planaltina, Santa Maria, Gama, Estrutural, Ceilândia, Samambaia, Brazlândia, Recanto das Emas, Plano Piloto, São Sebastião, Sobradinho, Paranoá, Taguatinga e Riacho Fundo.

 

“Os desafios são muitos. Muitas pessoas entraram em situação de vulnerabilidade social, principalmente, após a pandemia. Isso aumentou exponencialmente a demanda por serviços socioassistenciais”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

 

É importante enfatizar que o cidadão não deve ir diretamente aos novos postos. Quem solicitou agendamento pelo 156 ou pelo site da Sedes só precisa aguardar. O Governo do Distrito Federal vai entrar em contato para informar a data e o local do atendimento.

 

Cerca de 120 trabalhadores estão nesses postos no atendimento direto às famílias. Eles foram capacitados enquanto entrevistadores do Cadastro Único, por meio do curso online ou seja pela plataforma do Ministério da Cidadania.

 

Cerca de 120 trabalhadores estão nesses postos no atendimento direto às famílias | Foto: Renato Raphael/Sedes

Essas 14 unidades vão reforçar os serviços relacionados ao Cadastro Único que, atualmente, está disponível em 29 unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Esse trabalho também é feito nas unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e nos Centros Pops, nesses casos, com públicos específicos.

 

Os escritórios regionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater) e os postos do Na Hora também atuam nesse serviço.

 

Quem não solicitou agendamento também tem a possibilidade de ir diretamente aos Cras. Além dessa demanda espontânea, 20% das vagas são disponibilizadas durante as manhãs de dias úteis pela Central 156 e pelo site da Sedes.

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