Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/07/21 às 13h58 - Atualizado em 7/12/21 às 13h32

Curso CapacitaSuas

O QUE É?

 

É o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, coordenado em âmbito nacional pelo Ministério da Cidadania, e no Distrito Federal pela Secretaria de Desenvolvimento Social, integrando seu Plano de Formação e Educação Permanente. UM BREVE HISTÓRICO O CapacitaSUAS foi instituído pelo Conselho Nacional de Assistência em resposta às demandas de trabalhadores do SUAS nas conferências da assistência social. A operacionalização dos cursos pelo governo do DF se dá por parceria com Instituição de Ensino Superior (IES). A SEDES aderiu ao Programa CapacitaSUAS em maio de 2012 e teve sua primeira oferta, na modalidade presencial em 2014, capacitando mais de 1.000 trabalhadores. Com o intuito de promover a participação e a adesão dos trabalhadores do SUAS, os cursos da segunda etapa serão executados por meio do Ensino à Distância – EaD, com aulas gravadas e oficinas síncronas.

 

PRA QUEM É?

 

O CapacitaSUAS destina-se a todos os trabalhadores do SUAS que atuam na rede socioassistencial governamental e não governamental, assim como aos gestores e demais trabalhadores que atuam nos órgãos de gestão do sistema em âmbito municipal, distrital e estadual (secretarias de assistência social) e aos agentes de controle social no exercício de suas competências e responsabilidades nos conselhos de assistência social.

 

OBJETIVO

 

Oportunizar o acesso à qualificação, aos conhecimentos e conteúdos atualizados, desenvolvendo habilidades e atitudes essenciais ao desempenho de suas atribuições, na perspectiva de contribuir para a efetividade da política de proteção social.

 

A SEGUNDA ETAPA DO CAPACITASUAS NO DF

 

Essa nova etapa do Programa no DF terá início em janeiro de 2022, pretende capacitar 800 trabalhadores do SUAS e contará com três novos cursos de 40h cada um:

1) Atualização em Vigilância Socioassistencial
2) Atualização sobre Especificidade e Interface da Proteção Social Básica do SUAS
3) Atualização sobre a Organização e Oferta dos Serviços de Proteção Social Especial do SUAS

 

Os servidores não poderão participar de mais de um curso por período e deverão combinar com seu chefe imediato como se dará a sua liberação para realizar o curso, conforme Circular 74782500 Proc. sei 00431-00022824/2021-58

 

INSCRIÇÕES

 

As pré-inscrições acontecerão no período de 06 de dezembro a 20 de dezembro de 2021. Mas atenção: Será solicitada a confirmação da inscrição por e-mail uma semana antes do início do curso. Caso a inscrição não seja confirmada, será providenciada a substituição do cursista. Para fazer sua inscrição, clique aqui.

 

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

 

1 Servidor da SEDES

2 Relação das ações de formação com a lotação do servidor interessado

3 Ordem de inscrição

4 Servidores mais novos

 

A SECRETARIA VIRTUAL DE APOIO AO ALUNO

 

Foi estruturada uma Secretaria Virtual de Apoio ao Aluno dentro da Escola Virtual SEDES, essa Secretaria é lugar que os servidores poderão consultar os informativos e tirar as dúvidas necessárias sobre os cursos do CapacitaSUAS.

 

Clique aqui para acesso ao Link

Fique atento aos informativos e não perca essa oportunidade!

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183