Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/12/15 às 17h45 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Grupos de Convivência TSURU LGBT e Homens Trans realizam confraternização

SEDS

 

A confraternização de final de ano de dois grupos de convivência do Centro de Referência Especializado Assistência Social (Creas da Diversidade) aconteceu na sexta-feira (11/12). Os “TSURU LGBT” e “Homens TRANS” reuniram-se no Centro de Capacitação e Treinamento (CTC), que fica no Guará I. O evento contou com sorteio de brindes, bingo e galinhada. Além disso, alguns participantes cantaram e tocaram violão para garantirem a animação da festa. A ação foi realizada pela Secretária do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Cerca de 30 pessoas foram ao evento. O objetivo foi fazer uma confraternização harmônica, com avaliação das atividades realizadas ao longo de ano e, sobretudo fortalecer os vínculos, para assim lutarem contra a discriminação que sofrem. Para a travesti Carla existir grupos como esse é muito importante, pois fornece apoio social. ‘Me ajuda muito esses encontros. Sofremos muito preconceito, é no ônibus, na procura por um emprego. Aqui vejo que têm pessoas na mesma luta que eu”, afirmou.

O psicólogo Cassio Setubas explica que o trabalho realizado visa ajudar as pessoas a enfrentar as dificuldades que sofrem por serem transexuais e/ou LGBT. “Somos a única unidade no Distrito Federal que cuida dessas pessoas. Nosso maior desafio é conseguir inseri-las na sociedade e no mercado de trabalho, por meio de um processo de inclusão social com elas”, completou.

Os encontros acontecem a cada 15 dias, e são alternados, uma vez promovem um passeio ao museu, exposição, teatro, cinema e na outra a reunião com os participantes do grupo. O LGBT Erike afirmou que aprendeu a se amar e a se entender no grupo. Ele ainda aproveitou a oportunidade para fazer um apelo. “Nossa luta é constante, somos a voz da igualdade, nossa boca não se cala, os nossos olhos não se fecham pelos nossos direitos, expressão e igualdade,” assegurou. As reuniões são realizadas na 614/615 Sul, no Creas da Diversidade, com a presença de psicólogos e assistentes sociais.

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183