Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/09/21 às 9h37 - Atualizado em 15/09/21 às 9h37

Grafiteiro colore espaços públicos no Recanto das Emas

Xande Joia estampa sua arte em unidades de atendimento ao cidadão em diversas regiões do DF

 

 

Há 15 anos, quando pichava prédios e vias públicas, Alexandre Silva mal sabia que poderia fazer a diferença na vida das pessoas por meio de sua arte. Atualmente, Xande Joia, como é mais conhecido, estampa seus painéis em unidades de atendimento ao cidadão, levando mais cor a estruturas que, antes, tinham apenas o cinza concreto ou o branco gelo.

 

“Antes eu depredava o bem público, hoje eu colaboro com sua preservação e, mais que isso, deixo essas estruturas mais alegres por meio das cores”, conta o grafiteiro de Ceilândia.

 

Por meio de uma parceria com a Administração Regional do Recanto das Emas, Joia está colorindo a cidade. O artista já estampou desenhos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Unidade Básica de Saúde (UBS), em várias escolas e nos dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras), um deles recém-inaugurado no espaço do antigo CEU das Artes. Tudo de maneira voluntária, pedindo, no máximo, o material a ser utilizado nas obras.

 

As imagens do artista-plástico fazem parte da coletânea de desenhos para o Projeto Criança Feliz Brasiliense e a parceria com a administração é fundamental para concretização do sonho em transformar, por meio da pintura, a realidade das crianças da cidade. “Somente unindo forças com a sociedade seremos capazes de oferecer oportunidades iguais a todos”, garante o administrador Carlos Dalvan, que vê na parceria com Xande Joia um dos pilares para o sucesso do programa na cidade.

 

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, o apoio de cada um para o desenvolvimento das ações estatais é de suma importância. “Esse exemplo dado pelo Xande mostra que as políticas públicas são diariamente construídas por nós. Tem de ser de maneira participativa, coletiva e colaborativa”, acredita.

 

Para quem quer aprender a arte de trabalhar com pinturas artísticas, Xande Joia convida para conhecer o Centro Cultural Espaço Criativo, atrás da Administração Regional de Ceilândia. “É lá onde ministramos vários cursos e oficinas de grafite e outras expressões artísticas. A maioria de maneira gratuita”, enfatiza o artista.

 

Serviço

 

Centro Cultural Espaço Criativo
(61) 98425-8226
@xandejoia, no Instagram

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183