Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/06/21 às 15h08 - Atualizado em 17/06/21 às 15h11

GDF lança Programa de Atenção Materno Infantil (Proamis)

Uma das grandes novidades do programa será a criação de um berçário institucional no Anexo do Palácio do Buriti, com espaço para amamentação

 

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta quarta-feira (16), o Programa de Atenção Materno Infantil (Proamis) destinado a todas as servidoras da administração pública do DF. O programa foi idealizado pela Secretaria Executiva de Qualidade de Vida (Sequali) da Secretaria de Economia (Seec) e tem como foco a proteção à maternidade e à primeira infância.

 

Proamis-DF é constituído por três eixos fundamentais: apoio à gestante, incentivo ao aleitamento materno e proteção à infância. Para atender essas necessidades, a Secretaria de Economia promoverá cursos, palestras e atividades físicas. Também serão oferecidas atividades de cuidado e proteção à criança e à família e de fortalecimento do vínculo afetivo mãe-criança.

 

Uma das grandes novidades do programa será a criação de um berçário institucional no Anexo do Palácio do Buriti, com espaço para amamentação. O local será inaugurado no final do segundo semestre de 2021 e poderá atender até 60 crianças. O berçário institucional atenderá aos filhos das servidoras, após a licença-maternidade. No berçário serão atendidas crianças com idade entre seis e 24 meses incompletos.

 

Incentivo

 

Como forma de incentivar o aleitamento materno, as mães poderão ir ao berçário para amamentar a criança durante o horário de trabalho. Para utilizar a estrutura do berçário, as servidoras deverão abrir mão do auxílio-creche e pré-escola, disposto no Decreto nº 16.409, de 05 de abril de 1995.

 

“O lançamento do Proamis marca um novo tempo de valorização e qualidade de vida para as servidoras do GDF”, afirmou a secretária executiva da Sequali, Adriana Faria. “O programa traduz o que existe de mais avançado na promoção do bem-estar associado à melhor produtividade no trabalho, sem perder de vista a colaboração de todos pela atenção à primeira infância”, detalhou a secretária. “É preciso cuidar dos servidores porque assim nós estaremos cuidando da própria sociedade”, destacou Adriana Faria.

 

“Economia normalmente é uma área muito fria, mas estamos mudando essa imagem. Economia tem a ver com fazenda, com orçamento, com planejamento, mas também com obras, com entregas, com gestão de pessoas e com qualidade de vida. A maior riqueza que temos são as pessoas e estamos valorizando nossos servidores”, explicou o secretário de Economia, André Clemente. “Estamos implementando ações que têm mudado a realidade do serviço público, são entregas que ficarão para as futuras gerações”, acrescentou.

 

A primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, também participou da solenidade. “Este lançamento é um gol de placa. É uma ação que vai incentivar ainda mais o aleitamento materno e, assim, o vínculo entre a mãe e filho”, defendeu, ao destacar a importância de ações que valorizem a primeira infância, como o programa Criança Feliz Brasiliense, que realizou, mesmo com a pandemia, 27 mil visitas domiciliares em 2020.

 

A secretária da Mulher, Ericka Filippelli, também destacou a importância do investimento na qualidade de vida dos servidores do DF. “São ações que impactam na qualidade de vida, na nossa economia, que se reverterão na carreira e na dedicação das nossas servidoras”, afirmou.

 

“Desde a elaboração do nosso plano de governo, valorizar o servidor público é uma determinação do governador Ibaneis Rocha. O Proamis é um programa de qualidade de vida no trabalho, e as mães ficarão mais tranquilas, sabendo que seus filhos estarão assistidos e cuidados”, finalizou o vice-governador Paco Britto.

 

O deputado distrital Jorge Viana falou de várias entregas do governo voltadas aos servidores, como o plano de saúde. “Vamos marcar este governo como um governo que cuida do servidor”, afirmou. Também estiveram presentes na solenidade de lançamento do Proamis as secretárias de Turismo, Vanessa Mendonça, e de Esporte, Giselle Ferreira, além do secretário de Pessoa com Deficiência, Flávio Santos, e do presidente da Codeplan, Jean Lima. Participaram do evento de forma virtual várias servidoras gestantes.

 

Cursos e palestras

 

Proamis abrange o oferecimento de cursos e palestras para as servidoras. As inscrições para o curso A Importância da Primeira Infância, que será ministrado pela Egov, já estão abertas. Assim como as inscrições para a palestras “Alterações fisiológicas na gravidez”, ministrada pela Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (Subsaúde). Para fazer as inscrições e ter informações sobre os próximos cursos e palestras, assim como de todo o programa, basta acessa o site do Proamiswww.proamis.df.gov.br.

 

Outra medida prevista no Proamis, que já é oferecida pela Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, são as atividades de apoio à gestante e à puérpera. O acolhimento também é direcionado a servidoras efetivas e comissionadas e inclui atendimento psiquiátrico individual e atendimento psicológico individual e em grupo. Para se inscrever, a servidora deve enviar e-mail para saudementalmaterna@economia.df.gov.br ou mensagem para (61) 98141-7397.

 

Da Agência Brasília

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183