Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/12 às 20h50 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

GDF inaugurará Centro Especializado para População em Situação de Rua

  

(05/07/2012 – 15:36)

Na próxima sexta feira, 6 de julho, o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, inaugurará o Centro Especializado para a População em Situação de Rua, o Centro POP. A cerimônia contará com a presença do Governador Agnelo Queiroz e das Ministras Tereza Campello, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Durante o ato de inauguração, o Governador Agnelo Queiroz assinará o Decreto que institui a Política de Inclusão Social para População em Situação de Rua do Distrito Federal e a Ordem de Serviço para a construção de Unidade de Acolhimento. Para completar a inauguração será realizada ação para inclusão da População em Situação de Rua do Distrito Federal no Cadastro Único para Programas Sociais, além de barraquinhas com comidas típicas e apresentações culturais de Mamulengo e Hip Hop.  

O Centro POP faz parte do Plano DF Sem Miséria e da Política do Governo do Distrito Federal para população em situação de rua e é parte fundamental do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A unidade oferecerá uma série de serviços voltados para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência, e tem como objetivo garantir atendimento assistencial, oferecer atividades educativas voltadas para o fortalecimento comunitário e a sociabilidade, e possibilitar novos projetos de vida.

O novo Centro Pop do Distrito Federal, localizado na Asa Sul, no endereço SGAS 903 Conjunto C, será também espaço de guarda de pertences, de higiene pessoal e lavagem de roupas. Ao Centro será integrada uma das equipes do Núcleo Especializado em Abordagem Social (NUASO), que realiza ações nas Regiões Administrativas de Brasília, Cruzeiro, SIA, Lago Sul, Lago Norte e Sudoeste/Octogonal. Segundo pesquisa sobre a População em Situação de Rua do Distrito Federal, realizada pela Universidade de Brasília (UnB) com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP/DF), nessas regiões se encontram 31,5% da população de rua adulta do DF. A equipe de abordagem social é composta por Educadores e Educadoras Sociais que atuam em uma perspectiva politico-pedagógica de fortalecimento do protagonismo e garantia de direitos dessa população.

Histórico e importância da política

A Política para Inclusão da População em Situação de Rua foi a primeira ação do Plano DF Sem Miséria. Já no dia 13 de junho de 2011 foi publicado o decreto que instituía o Comitê para a elaboração da Política de Inclusão da População em Situação de Rua, com participação da sociedade civil.

A Política para Inclusão Social da População em Situação de Rua do Distrito Federal tem por finalidade a implantação de políticas públicas intersetoriais e transversais, garantindo a estruturação da rede de proteção às pessoas em situação de rua.

A Política será implantada em parceria com a sociedade civil organizada. São objetivos da Política para Inclusão Social da População em Situação de Rua do Distrito Federal: assegurar à população em situação de rua o acesso aos serviços da assistência social, segurança alimentar, saúde, educação, habitação, segurança, cultura, esporte e lazer, defensoria pública, trabalho e geração de renda e outras ações garantidoras de direitos.

Considera-se população em situação de rua o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória.

Programação:

10hs – Solenidade de inauguração;

11h – Assinatura do Decreto de lançamento da política de Inclusão Social para

População em Situação de Rua e Assinatura da Ordem de Serviço para a

construção de Unidade de Acolhimento pelo Governador do Distrito Federal,

Agnelo Queiroz;

11h40 às 15h – Barraquinhas com comidas típicas;

14h Apresentação cultural de Mamulengo;

15h – Apresentação de Hip Hop;

11h às 16h – Busca Ativa – Ação de cadastramento para população em Situação de Rua
Serviço

O que: Inauguração do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP

Onde: SGAS 903 Conjunto C – Asa Sul

Quando: 06/07/2012

Horário: Às 10h

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183