Governo do Distrito Federal
3/02/22 às 20h48 - Atualizado em 10/02/22 às 21h30

GDF debate a primeira infância

Comitê Gestor do Programa Criança Feliz Brasiliense une secretarias com o objetivo de melhorar a execução de políticas públicas para a primeira infância

 

 

O Programa Criança Feliz Brasiliense (PCFB) realizou, nesta terça-feira (3), a primeira reunião plenária do seu comitê gestor. O encontro intersetorial reuniu representantes de secretarias do Governo do Distrito Federal (GDF) para começar a elaboração do plano de ações para 2022. Uma das principais metas é integrar ainda mais e fortalecer, gradativamente, as políticas públicas em prol da primeira infância.

 

A secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, abriu a reunião ressaltando a importância da família, do Estado e das políticas públicas no desenvolvimento da criança. “O programa, por meio dos visitadores, tem o olhar sensível às dinâmicas de cada família”, afirma a gestora, que explica: “Nas visitas é possível identificar situações de risco e vulnerabilidades”.

 

 

De acordo com ela, os visitadores acompanham o pré-natal de gestantes, o nascimento dos filhos e o acompanhamento da saúde, da educação, da alimentação da criança e da família. “Essa reunião tem justamente o foco de integrar as demais políticas no combate a todas essas vulnerabilidades”, enfatiza Mayara Noronha Rocha.

 

“O esforço integrado para atender essas crianças e essas famílias é fundamental para um pleno desenvolvimento do cidadão”, destaca a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. Opinião semelhante à de Ericka Filippelli. “O Criança Feliz Brasiliense é uma forma dessas mães contarem com o suporte do Estado”, complementa a secretária da Mulher.

 

Durante a reunião, a nova secretária executiva do Criança Feliz Brasiliense, Ana Caroliny de Oliveira Sousa, foi apresentada ao Comitê Gestor. “Temos uma grande missão adiante, melhorar a execução das políticas públicas para alcançar crianças e famílias, além de aprimorar o acesso às informações e aos benefícios”, conclui.

 

A reunião plenária foi a primeira do ano e a próxima etapa será a elaboração do Plano de Ações para 2022, para ajustar as políticas públicas intersetoriais com as demais secretarias do comitê. No encontro de hoje, os representantes das secretarias apresentaram soluções transversais que podem ser realizadas de forma conjunta com os visitadores do PCFB.

 

Comitê Gestor do PCFB

 

O Comitê Gestor do Programa Criança Feliz Brasiliense é composto pelas seguintes secretarias: de Desenvolvimento Social, de Saúde, de Educação, de Justiça e Cidadania, da Mulher, de Esporte e Lazer e a de Cultura e Economia Criativa, além da Casa Civil.

 

O comitê realiza reuniões a cada três meses com a participação dos chefes das pastas. É um espaço em que são averiguadas informações, traçados planos e apresentados resultados. O comitê é uma oportunidade de se pensar projetos integrados entre as secretarias com o foco no público da primeira infância, que são as crianças de 0 a 6 anos.

 

Claudia Coelho

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 162
Governo do Distrito Federal