Governo do Distrito Federal
8/02/22 às 20h53 - Atualizado em 17/02/22 às 15h35

GDF abre 3,9 mil vagas em programa de fortalecimento de vínculos familiares

Editais vão selecionar OSCs para parcerias com vistas à ampliação do serviço, que já atendeu cerca de 4 mil crianças, jovens e idosos

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) publicou nesta terça-feira (8) dois editais para firmar parcerias com organizações da sociedade civil (OSCs), tendo como objetivo seguir com a oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

 

Executado por educadores sociais e pedagogos, prioritariamente, o programa tem caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades. Cerca de 4 mil crianças, jovens e idosos participaram dos percursos desse serviço no ano passado.

 

 

O chamamento público prevê a abertura de mais 3.950 vagas nos próximos meses. Parte dessas oportunidades são para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, jovens de 15 a 17 anos e idosos.

 

De acordo com a definição específica, o Serviço de Acolhimento e Fortalecimento de Vínculos configura-se como uma forma de intervenção social planejada. Ele cria situações desafiadoras, estimula e orienta os indivíduos na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.

 

“Trata-se de um trabalho que amplia trocas culturais e de vivências, desenvolve o sentimento de pertença e de identidade, além de fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social”, descreve a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

 

Além das parcerias com organizações da sociedade civil, a Sedes oferta esse serviço em 16 Centros de Convivência e em quatro centros de Referência de Assistência Social (Cras) espalhados pelo DF.

 

Ádamo Dan

 

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 162
Governo do Distrito Federal