Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/10/18 às 11h42 - Atualizado em 7/11/18 às 11h58

Feijoada e Orquestra marcam início do “Almoço Cultural” nos restaurantes

 

A tradicional feijoada servida todas as sextas-feiras no Restaurante Comunitário da Ceilândia foi acompanhada por música de qualidade, nesta sexta (17). Escolhida como unidade de estreia do “Projeto Almoço Cultural – Brasília Cidadã”, o RC da Ceilândia recebeu um bom público que vibrou e cantou as canções tocadas pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

 

O quinteto de metais da Orquestra se apresentou durante 40 minutos, no tablado do restaurante. No comando de dois trompetes, uma trompa, um trombone e uma tuba os músicos deram o tom do almoço musical. “Asa Branca” e “Que nem Jiló”, de Luiz Gonzaga, “Tarde em Itapoã”, de Vinícius de Moraes, e o tema da ‘carismática’ Pantera Cor de Rosa fizeram parte do repertório.

 

Gente como João Passos, 82 anos, que mora bem próximo do Restaurante de Ceilândia, adorou a iniciativa. “Muito bonita a apresentação. Gostei demais e gostaria de pedir uma música: Asa Branca”, adiantou o senhor. O pedido foi aceito e a canção foi executada pelo quinteto.

 

A apresentação marcou o início do projeto criado pela Sedestmidh, que coordena os 14 restaurantes do DF.  O objetivo é levar cultura e arte aos Restaurantes Comunitários que têm como público prioritário a população de baixa renda.

 

MAIS ATRAÇÕES

 

“Felicidade estar aqui em Ceilândia para esse momento. Esse é mais um esforço da Secretaria para atender bem o cidadão e levar cultura. Difícil encontrar um lugar onde se almoce a um preço popular e tenha uma apresentação de uma orquestra ao mesmo tempo”, destacou a Secretária Ilda Peliz. “Pudemos sentir a satisfação de nossos usuários, foi tudo muito bonito. Esse foi só o começo, já que teremos mais atrações por aí”, emendou o Subsecretário Bruno Paixão.

A refeição custa R$ 2 para o usuário comum e R$ 1 para aqueles inscritos no Cadastro Único do Governo do DF.  O RC de Ceilândia, junto com o de Planaltina, é o recordista de refeições diárias. São em média 2.800 por dia, exceto na sexta-feira – dia de feijoada- que chega a 3 mil.

 

A próxima atração do “Almoço Cultural” está programada para a quinta-feira, dia 23, na unidade do Itapoã. Serão apresentadas duas peças de teatro, voltadas à realidade do folclore popular e com o apoio de bonecos ventríloquos: Mateus da Lelé Bicuda e Mamulengo Presepada.

 

Por: Rafael Secunho

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183