Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/03/13 às 21h01 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Delegação peruana visita Centro POP

SED 3517

Na quinta-feira (28), o Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), recebeu visita de comitiva do Peru, que esteve no Distrito Federal para conhecer as políticas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest).

Os visitantes foram recebidos pelo Coordenador do Centro POP, Plínio Fernandes, que apresentou as instalações e explicou um pouco dos serviços oferecidos realizados para a população em situação de rua. “No Centro POP ofertamos dois serviços: a Abordagem Social e o Serviço de Convivência. O grupo de educadores sociais responsáveis faz o trabalho de aproximação com aqueles que estão nas ruas e os conduzem, caso queiram, para a Unidade, onde são identificadas as demandas e realizados os encaminhamentos necessários aos serviços públicos”, relatou.

SED 3629

Sobre o Serviço de Convivência, Plínio reforçou que o trabalho é desenvolvido com intuito de estabelecer vínculos comunitários com o público atendido. “Realizamos o cadastro de cada um e cada uma que dá entrada no Centro POP, e a partir daí agendamos o acompanhamento técnico individual, que dentre outros objetivos, busca aproximar-se do atendido. A ideia é que por meio da prestação de serviços como guarda de pertences, espaço para lavar roupas e tomar banho, oferta de lanche duas vezes ao dia e pronto atendimento médico, seja estabelecido vínculo e com isso, projetos de vida sejam refeitos, possibilitando as saída das ruas”, disse.

SED 3538

A integração de serviços possibilita atendimento mais abrangente para quem chega ao Centro. É o caso do Consultório de Rua, resultado de uma parceria com a Secretaria de Saúde, o projeto viabiliza atendimento de saúde no local. “Temos uma equipe especializada composta por seis profissionais da área de saúde. O grupo de atendimento às pessoas sem domicílio é um instrumento essencial para o Centro POP e integra a Política Nacional de Atenção Básica”, explicou o médico e responsável técnico Antônio Garcia.

SED 3583

Maria Elena Guadalupe, Especialista em Monitoramento de Políticas no Ministério da Mulher e das Populações Vulneráveis do Peru, elogiou o trabalho desenvolvido nos equipamentos da Sedest. “As visitas têm enriquecido nosso trabalho. Voltarei ao meu país com a sugestão de implantarmos um serviço como este, em que é possível integrar conhecimentos de várias áreas e oferecer atendimento de qualidade às pessoas em situação de vulnerabilidade”, ressaltou.

SED 3573

A delegação também visitou o Centro Especializado em Assistência Social (CREAS), o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e o Cose do Gama, onde conheceu um pouco mais sobre a Política de Assistência Social. Atualmente o Distrito Federal possui 27 CRAS, que oferecem serviços de acompanhamento psicológicos, de assistência social, além de cursos de capacitação à população.

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183