Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/06/13 às 21h49 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Delegação de 10 países visita unidades da Sedest

cras arapoanga

 A beneficiária do Bolsa Família, Elimar Pereira da Silva, fala sobre os serviços do Cras de Arapoanga aos representantes de

delegações estrangeiras. Foto: Ana Nascimento/MDS
 
Como parte da programação do Seminário “Políticas Sociais para o Desenvolvimento”, que aconteceu no dias 26 e 27, delegação composta por 10 países visitou e conheceu os serviços ofertados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Arapoanga e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Planaltina. A comitiva internacional recebeu informações sobre a política de assistência social e sobre os equipamentos que compõem a rede de atendimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Distrito Federal. O seminário, organizado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), tem o objetivo de apresentar as políticas públicas que promovem o desenvolvimento social do Brasil.

A coordenadora do CRAS, Niquele de Souza Costa, explicou aos visitantes como é realizado o acompanhamento das famílias de Arapoanga. “O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é uma ferramenta que possbilita melhor acompanhamento das famílias pobres e extremamente pobres. Além da trasferência de renda, as famílias também podem ser acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à  família”, disse.

Para a ministra dos Serviços Sociais e Desenvolvimento Comunitário de Bahamas, Melanie Griffin, a troca de experiências traz importantes subsídios que contribuirão para a elaboração de políticas públicas em seu país. “Nas Bahamas precisamos passar por uma reforma da rede de proteção social. Um dos focos é a transferência condicional de renda, como ocorre com o Programa Bolsa Família”, relatou.

Melanie ainda ressaltou a importância de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Sedest. “Ver as ações em funcionamento e compartilhar experiências nos traz informações valiosas. O CRAS realiza um significativo trabalho social com essas famílias”, disse.

Elimar Pereira da Silva, 43 anos, moradora de Arapoanga, é atendida no CRAS há cerca de dois anos. A dona de casa relata que recebeu ajuda da equipe do Centro para tirar documentos básicos e conseguir vaga em uma creche para seu neto, Lucas Samuel, de dois anos. “Nos momentos mais difíceis, encontrei respaldo com o assistente social. Também participo de um grupo de reflexão, que ajuda muito a melhorar a autoestima. Cresci como pessoa”, conta.

Participaram da delegação: Bahamas, Belize, Bolívia, El Salvador, Índia, Tanzânia, Jordânia, México, Argélia e Vietnã.   Além da comitiva estrangeira, também participaram do Seminário, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

 

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183