Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/02/13 às 21h05 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Crianças do Cose Estrutural brincam o carnaval

As crianças da Estrutural tiveram um dia de festa na última sexta-feira (1). O evento encerrou a Colônia de Férias, que teve duração de 15 dias, e promoveu o lazer e a cidadania. Os funcionários do Cose e Coletivo da Cidade se uniram para produzir uma gincana que encerrou as duas semanas de atividades realizadas no Cose, no Coletivo e no Centro Olímpico local.

SED 0674

A programação especial teve como tema o carnaval e contou com brincadeiras, jogos, danças e apresentações. “Recebemos o convite da coordenação do Cose para fazermos essas atividades conjuntas e tivemos a ideia de contar a história do carnaval por meio de brincadeiras e bate-papos. Muitas crianças só conhecem o carnaval pela televisão, mas não participam das comemorações e festividades. Entendemos que a valorização da cultura brasileira é algo importante, que deve ser repassado às nossas crianças”, ressaltou Darley Viana, educadora social do Coletivo Cidade.

Serpentinas, confetes, máscaras e balões coloriram uma das salas, que se tornou o salão de festas das crianças. A trilha sonora contou com marchinhas antigas e músicas típicas de carnaval, todas escolhidas com o cuidado de não propagar mensagens negativas para as crianças. “A programação foi pensada com o intuito de proporcionar diversão saudável. A escolha das músicas faz parte disso, entendemos que a mensagens das canções deve ser construtiva e promover a valorização”, relata Remon Mateus, coordenador do Cose Estrutural.

SED 1224

Fantasias confeccionadas durante a Colônia de Férias fizeram a alegria da criançada. Sereias, espanholas, palhaços, bailarinas e mascarados de todos os tipos brincaram e dançaram à vontade. “Preparamos tudo com a ajuda das crianças que participaram das atividades (da colônia), desde a decoração dos espaços à produção das fantasias e máscaras. Conseguimos realizar esse evento por envolvermos as crianças na organização das atividades”, contou Remon.

Adrielly da Silva, 15 anos, frequenta o Cose Estrutural há três anos e se prepara para uma nova fase. A adolescente participará do ProJovem, que atende jovens em situação de vulnerabilidade e os insere em atividades preparatórias para o mercado de trabalho. Para a estudante, a gincana de carnaval é mais um dos momentos de lazer que viveu no centro. “Participei de várias brincadeiras e oficinas aqui, fiz muitos amigos e aprendi nas aulas de teatro, de leitura e informática. Estou animada para as atividades do ProJovem”, revelou.

SED 1418

Colônia de Férias – A colônia de férias promoveu tanto atividades esportivas em parceria com o Centro Olímpico – como ginástica olímpica e artística, boxe, futebol e vôlei – quanto atividades lúdicas e culturais, como jogos de conhecimento; visita ao Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada, onde foram exibidos curtas-metragens infantis de diversos países; visita à exposição de réplicas de obras francesas no Sesc de Ceilândia; e passeio ao zoológico focando nas questões ambientais.

Ações colaborativas – Durante os dias de atividades da colônia, os educadores constataram que alguns meninos e meninas tinham piolhos. Além disso, cerca de 50 crianças estava com cáries. A coordenação entrou em contato com o posto de saúde local, que realizou palestra falando sobre a importância da higienização e forneceu remédios para tratamento dos piolhos e lêndeas. A equipe de saúde ainda distribuiu kits com escovas de dente e creme dental e realizou o agendamento para consultas odontológicas para as crianças atendidas pelo Cose.

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183