Governo do Distrito Federal
28/04/22 às 13h40 - Atualizado em 28/04/22 às 14h42

Criança Feliz Brasiliense lança ação de proteção da primeira infância

Campanha ABC faz parte de agenda internacional como forma de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030

 

Amar, brincar e cuidar são as premissas da Campanha ABC para a Primeira Infância, do Programa Criança Feliz Brasiliense, que faz o acompanhamento de gestantes e crianças de até 6 anos. Lançada nesta quarta-feira (27), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Estrutural, a iniciativa promove ações voltadas ao fortalecimento de vínculos familiares com foco no desenvolvimento da primeira infância.

O Cras da Estrutural foi o primeiro a receber a campanha | Fotos: Renato Raphael/Sedes

“Foi um momento de reflexão sobre a atenção e troca de informações com as responsáveis por essas crianças, que precisam estar bem para cuidar do filhos”, enfatiza a assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Social Kariny Alves.

 

A Campanha faz parte de uma agenda internacional de cuidados e proteção da primeira infância como forma de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Para tornar os objetivos uma realidade, o Ministério da Cidadania elaborou materiais, como o livro ilustrado ABC para a Primeira Infância. A obra serve de apoio aos profissionais do Programa Criança Feliz para orientar pais e filhos sobre a primeira infância, desde a gestação até os seis anos.

 

O livro narra a história de um casal que embarca em uma aventura cheia de aprendizado e cuidados, a gravidez. A jornada descrita na obra ressalta a informação de cada ciclo: a descoberta da gravidez, os cuidados e o carinho com a barriga, orientações sobre a saúde e o leite materno, os preparativos para o nascimento, estimular a criança no seu desenvolvimento integral, alimentação saudável, além de outros fatores para se tornar uma criança saudável.

 

 

Vinte e cinco famílias presenciaram o lançamento no Cras Estrutural, onde participaram de uma palestra sobre empreendedorismo, ministrada pelo Instituto IECAP. “Além do lançamento da campanha, pensamos também no bem-estar dessas mães, com a presença da unidade móvel de atenção à mulher, e uma palestra de como empreender mesmo dentro de casa”, destaca Kariny Alves.

 

O Cras da Estrutural foi o primeiro a receber a Campanha, que se estenderá às demais unidades socioassistenciais do Distrito Federal nos próximos meses.

 

O evento ainda contou com a presença da secretária-adjunta de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, da secretária-executiva do Criança Feliz Brasiliense, Ana Caroliny Sousa, e da coordenadora técnica do programa, Catiane Gonçalves, bem como dos multiplicadores, supervisores e visitadores.

 

 

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 162
Governo do Distrito Federal