Governo do Distrito Federal
28/05/22 às 14h14 - Atualizado em 28/05/22 às 14h14

Conselheiros de assistência social do DF voltam às atividades presenciais

Integrantes do CAS-DF percorrerão as entidades que compõem o conselho a fim de fortalecer a rede

 

Após dois anos de reuniões ordinárias e extraordinárias virtuais, o Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (CAS-DF) retomou os encontros presenciais, na quinta-feira (26), com a presença dos conselheiros representantes do governo, da sociedade civil e dos beneficiários da rede de assistência social.

 

Após as deliberações da reunião, ficou decidido que as demais atividades presenciais ocorram de forma descentralizada nas entidades que compõem o conselho. Para a presidente do CAS-DF, a assistente social Karine Alves, essa medida tem o intuito de aproximar o governo das entidades, promovendo parcerias e proporcionando o fortalecimento da rede.

 

Composto por 24 membros titulares e seus respectivos suplentes, o CAS-DF tem como objetivo fazer a articulação com o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), conselhos distritais congêneres e órgãos formuladores e executivos de políticas setoriais de desenvolvimento socioeconômico | Foto: Dyego Santos/Sedes-DF

“Vamos estar presentes nas unidades, ver de perto o trabalho desenvolvido, fazer a ponte entre o serviço prestado com as expectativas da sociedade e a execução do governo e das instituições”, explicou a gestora.

 

Outra deliberação importante da reunião extraordinária foi a aprovação da execução orçamentária do Fundo da Assistência Social do 1º quadrimestre de 2022. “Também foi aprovada a resolução de prioridades, que é o comparecimento nas entidades socioassistenciais que ainda não foram visitadas nos últimos cinco anos, e também aquelas que foram inscritas nos últimos três anos”, enumerou Kariny Alves.

 

Colegiado

 

O CAS-DF é uma instância deliberativa colegiada, de caráter permanente, integrante do sistema descentralizado e participativo de assistência social, o Sistema Único de Assistência Social (Suas), e vinculada à estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

 

Entre os seus objetivos, está a articulação com o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), conselhos distritais congêneres e órgãos formuladores e executivos de políticas setoriais de desenvolvimento socioeconômico.

 

A entidade é composta por 24 membros titulares e seus respectivos suplentes. Dos titulares, 12 são indicados por órgãos governamentais e outros 12 são indicações da sociedade civil, representantes dos usuários, das entidades e dos profissionais da assistência social, escolhidos por assembleia em votação de maioria simples.

 

Claudia Coelho

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 162
Governo do Distrito Federal