Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/10/12 às 13h13 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Comitiva estrangeira visita equipamentos da SEDEST

(04/09/2012 – 17:43)

 

Na última quarta-feira (29), comitiva de países da União Africana conheceu alguns dos equipamentos da SEDEST. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (COSE), em Riacho Fundo I, e o Restaurante Comunitário de Riacho Fundo II receberam pessoas de sete países. A delegação veio ao Brasil para participar do IV Seminário Internacional: Políticas Sociais para o Desenvolvimento, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Durante as visitas, a delegação conheceu um pouco sobre o funcionamento das unidades. O primeiro equipamento visitado foi o CRAS, local onde é realizado o primeiro atendimento e os encaminhamentos. O CRAS oferece diversos serviços de assistência social, como auxílio para obter documentos; informações sobre o Programa Bolsa Família e o Plano DF Sem Miséria; Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência e pessoas idosas, Carteira do Idoso; além de benefícios oferecidos aos cidadãos e às famílias em casos de nascimento e morte, entre outros.

A segunda visita foi ao COSE. No local, os visitantes assistiram a uma palestra da coordenadora da unidade, Daiane de Souza Guedes, que explicou de maneira mais detalhada a funcionalidade dos equipamentos CRAS e COSE e divulgou alguns números alcançados com o trabalho desenvolvido. “O CRAS – Riacho Fundo I atende, em média, três mil famílias por mês. Do total, 1.585 são inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e 970 estão no programa Bolsa Família”, disse.

Representante da delegação de Honduras, Elvin Ordoñez Diaz elogiou as políticas sociais brasileiras. Ele disse que seu governo está interessado em conhecer melhor os projetos desenvolvidos aqui. “O Brasil é atualmente um exemplo para a América Latina na área de projetos sociais. Em Honduras, estamos muito interessados em conhecer mais sobre essas políticas bem-sucedidas.”

O Restaurante Comunitário do Riacho Fundo II foi o último equipamento que recebeu a delegação. A unidade, que oferece refeições por apenas um R$ 1, serviu um almoço balanceado e nutritivo aos visitantes. A coordenadora do programa de Transferência de Renda do Ministério de Assuntos Sociais e Habitação do Suriname, Genevieve Pinas, ficou impressionada com a qualidade da comida e com o baixo custo. “Uma das coisas mais importantes para as pessoas é ter acesso a comida saudável e diversificada. O mais importante, além do preço baixo, é oferecer às pessoas acesso à comida de qualidade todos os dias”, finalizou.

 

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183