Governo do Distrito Federal
5/07/22 às 13h16 - Atualizado em 5/07/22 às 13h16

Centros de Assistência Social atendem neste sábado (2) em Ceilândia e Areal

Na primeira região, o Cras atenderá por demanda espontânea a partir das 8h; na segunda, convoca beneficiários com problemas no Cadastro Único

 

Com o objetivo de seguir com celeridade no atendimento ao cidadão, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) promove duas ações neste sábado (2). Uma delas ocorre no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Ceilândia Norte. A equipe do local atende por demanda espontânea com distribuição de senhas a partir das 8h. Nesse mesmo horário, na unidade do Areal, serão convocadas pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) com problemas no Cadastro Único.

 

“Essas ações concentradas vão ocorrer periodicamente e com foco em regiões onde as demandas pelos serviços dos Cras são maiores”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha. “Isso apenas tem sido possível por causa do empenho, do comprometimento e da dedicação dos servidores”, reconhece a gestora.

 

Cras promovem duas ações concentradas neste sábado (2): Ceilândia Norte atende por demanda espontânea e Areal convoca beneficiários do BPC | Foto: Sedes

No fim da primeira quinzena de junho, os Cras retomaram os atendimentos presenciais sem a necessidade de agendamento prévio. Desde então, nove atuações como essas ocorreram aos sábados, contabilizando quase 500 atendimentos, em locais como Itapoã, Planaltina, Sol Nascente e Santa Maria, entre outros. Antes disso, porém, outras cinco atividades semelhantes já haviam sido realizadas.

 

Na semana, mais duas ferramentas passaram a ficar disponíveis para quem precisa de atendimento socioassistencial nos 29 centros de referência. A Central 156 e o agendamento pelo site da Sedes retomaram o serviço para o cidadão a partir da última quarta-feira (29).

 

Cerca de 20% do total de vagas diárias podem ser marcadas por esses dois canais. Pelo 156, o cidadão pode escolher a opção 1 e, posteriormente, a opção 3. Pelo portal da secretaria, logo na página inicial, um campo vai encaminhar o cidadão para o agendamento.

 

O aumento da demanda na área socioassistencial está diretamente ligado aos reflexos econômicos da pandemia de covid-19, quando muitas famílias tiveram perdas financeiras significativas, ou seja, aqueles que antes não precisavam da Política de Assistência Social passaram a necessitar. Além disso, a implementação de novos programas sociais contribuiu para o aumento na procura pelos serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social. “Também aumentou a oferta de serviços. Foram criados os cartões Prato Cheio e Gás, bem como o DF Social, por exemplo. Todos com uma capilaridade maior em relação àqueles que já existiram anteriormente”, explica a secretária.

 

 

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 162
Governo do Distrito Federal