Governo do Distrito Federal
25/05/22 às 14h01 - Atualizado em 26/05/22 às 14h01

Brincadeiras têm papel fundamental no desenvolvimento infantil

Baseada nesse tema, campanha leva atividades lúdicas, palestras e serviços para mães e filhos referenciados nos Cras de Ceilândia e de Taguatinga

 

A Semana Mundial do Brincar é uma campanha promovida em vários países para mobilizar e sensibilizar pais, mães, cuidadores e sociedade sobre a importância do brincar, que é a essência da primeira infância. Sob o tema “Confiar na força do brincar”, a sexta edição da Campanha ABC para Primeira Infância baseou as ações desta quarta-feira (25) nessa temática para abordar questões lúdicas com mães e filhos referenciados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Ceilândia e de Taguatinga.

 

Campanha levou aos Cras de Ceilândia e Taguatinga brincadeiras para crianças e informação para as mães e cuidadoras | Foto: Secom/Sedes-DF

“Hoje foi muito especial. Muitas famílias não sabem a importância do brincar no desenvolvimento dessas crianças. Quando entendem isso, percebem o quanto vai ser favorável a seus filhos”, destaca a assistente social Kariny Alves.

 

No Cras de Ceilândia Sul, nem o tempo frio desanimou a criançada de brincar, teve cama elástica, brinquedos infláveis, lanches, algodão doce, desenhos para colorir, corte de cabelo e orientação e entrega de kits de higiene bucal. Já para as mamães e cuidadoras, teve acolhimento feminino com agendamento de exames pela Carreta da Mulher, palestra sobre o cuidado com a cuidadora e a apresentação do grupo Bateria Nota Show.

 

Já no Cras de Taguatinga, além dos mesmos serviços ofertados às crianças e às cuidadoras na unidade de Ceilândia, teve palestra e orientação jurídica com advogados especialistas na área familiar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), acolhimento e orientação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e cuidados estéticos com maquiagens da Mary Kay a todas as cuidadoras presentes.

 

“Começamos ser visitados pelo Programa Criança Feliz Brasiliense há seis meses. Meu filho não andava e nos últimos dois meses ele começou a dar os primeiros passos. Hoje está correndo, está sociável, vai no colo de outras pessoas.. A gente não imagina o quanto as atividades e as brincadeiras podem melhorar o desenvolvimento de uma criança. O Davi é prova disso”, pontua Maria Suelen, mãe do Davi, 2 anos, que tem síndrome de Down.

 

Os eventos nas duas regiões administrativas receberam mais de 40 famílias. “Dentro da Campanha ABC para a Primeira Infância, o B é o do Brincar e aproveitamos as ações dessa campanha para integrar os calendários nacional e internacional para promover a infância. Nesta semana, preparamos atividades voltadas a brincadeiras, que são mecanismos para desenvolver a fase cognitiva, a fala e a interação social”, explica a secretária executiva do comitê gestor, Ana Caroliny Oliveira.

 

Claudia Coelho

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 162
Governo do Distrito Federal