Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/09/15 às 20h02 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

As conferências regionais deste sábado foram realizadas no Guará, Taguatinga e Santa Maria

Neste sábado (26), três encontros das Conferências Regionais de Assistência Social aconteceram no Guará, Taguatinga e Santa Maria

Com mais essas três conferências, a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs) e o Conselho de Assistência Social – CAS/DF somam onze encontros do total de quinze encontros. Os debates com as comunidades já foram realizados no Riacho Fundo, Ceilândia, Samambaia, Paranoá, Brasília, Gama, São Sebastião e Planaltina.

Em Taguatinga, a conferência começou com a apresentação da banda Vozes de Rua, do Centro Pop de Taguatinga. O vice-presidente do CAS-DF, Wagner Saltorato, abriu as atividades do dia ressaltando que as mulheres são maioria nesses eventos. “Esse é um bom sinal. As mulheres estão se empoderando e, quem sabe, com esse empoderamento, a gente consiga mudar o rumo do país”. A Conselheira do CAS-DF, Maria Meire, representante da sociedade civil, falou em nome do Lar da Criança Padre Cícero. “O Governo precisa da voz da comunidade! Esse momento é muito importante”.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
IMG 8753

O Secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Marcos Pacco, frisou a importância dos usuários do Guará, Núcleo Bandeirante e Candangolândia participarem do evento. “Isso demonstra um compromisso com a política da Assistência Social. Tivemos um sistema que foi construído nos últimos dez anos, que tem os seus desafios, e precisamos avançar na consolidação dessa política, sem admitir nenhum tipo de retrocesso, avançando para ideias mais inovadoras, de maior produtividade, tendo, de fato, a população que mais precisa”.

A Conferência Regional da Santa Maria começou com uma grande reflexão, dada pelo rapper Luiz Fernando – LFDAT, sobre a dura realidade da população sofrida e trabalhadora que não desiste dos seus sonhos. Luiz falou dos rótulos e da ajuda que eles realmente precisam: “precisamos de uma mão que ajude sem criticar, sem julgar apenas acolher”.

 Foto: Dayane Costa – Ascom/Sedhs
para o site

Os servidores das unidades de assistência social apresentaram suas reivindicações, dentre as quais, a mais solicitada foi a divisão do espaço do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS do Centro de Convivência. Eles esperam que haja o desmembramento das unidades. Levantaram ainda a necessidade do aumento dos Centros de Referência em Assistência Social e dos Centros de Convivência, além da instalação de um Centro Especializado de Assistência Social – CREAS, pois, atualmente, atendem a população de Santa Maria e do Porto Rico.

As conferências são locais de debate, avaliação e construção de ideias. A participação das pessoas, dos usuários, dos servidores, das entidades de Assistência Social e ONG's farão com que todo esse cenário avance nos próximos anos. Os próximos e últimos encontros serão realizados na sexta-feira (2), em Sobradinho e Brazlândia; e na Estrutural, no sábado (3).

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183