Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/02/14 às 21h13 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Sedest capacita Agentes da Cidadania Ambiental

 SED2616

Na tarde desta quarta-feira (04), foi realizada a capacitação da 3º turma dos Agentes da Cidadania Ambiental. O grupo encerra a primeira etapa de formação de catadores de materiais recicláveis do Distrito Federal,  cada turma cumpriu a carga horária 12h mensais. Ao todo foram capacitadas cerca de 480 pessoas.

 

Durante a mesa de abertura, o secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel ressaltou a importância do curso dos catadores de materiais recicláveis do Distrito Federal. “Vamos avançar muito com essa capacitação. A experiência de vocês é essencial para transformar a realidade da separação do lixo no DF”, disse.

 

Participaram da capacitação da 3ª Turma de Capacitação do Programa Agentes da Cidadania Ambiental, o secretário de Desenvolvimento Social, Daniel Seidel, a subsecretária de Fomento à Parcerias, Jaira Puppim,  a Presidenta do Conselho de Assistência Social do DF, Edijanes Araújo e a Secretária Executiva do Comitê Intersetorial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Recicláveis do DF, Thelma Melo.

 

Durante sua fala, Edijanes, que também é usuária da Política de Assistência Social, ressaltou a importância da participação dos catadores no Programa. “Vocês estão aqui porque são capazes de construir uma nova realidade. Temos que lutar sempre por melhorias para nossa comunidade e para todos. Tenho muito orgulho de dizer que essa mudança está próxima e vai acontecer e isso se constrói com união e, juntos, vamos conseguir”, afirmou.  

 

O Programa é uma das ações desenvolvidas pelo GDF para garantir recursos financeiros para os catadores no período de transição entre o fechamento do lixão, previsto para agosto de 2014, e a transferência para as Centrais de Triagem, e dá esperança de novas oportunidades para os catadores de materiais recicláveis.


 
“Espero que saia formada para uma batalha! Quando estamos dentro do lixão, esquecemos do mundo aqui fora e com esse curso, tenho esperança de um novo rumo para seguir minha vida”, afirmou Zilda Fernandes, catadora de material reciclável da Estrutural.

  SED2661

Agentes da Cidadania Ambiental – O programa “Agentes de Cidadania Ambiental – Inclusão ao Mundo do Trabalho” seleciona um catador por família para receber uma bolsa de R$ 300,00 por mês, pelo prazo de 12 meses, podendo ser renovado. O objetivo do programa é garantir recursos financeiros (mínimos sociais) no período de transição entre o fechamento do lixão e o ingresso dos catadores nas Centrais de Triagem.

 

Para receber o valor da bolsa, os selecionados devem participar de cursos de capacitação de 12 horas mensais. Inicialmente serão beneficiadas 1.000 famílias de catadores, mas se constatado um número maior esse quantitativo pode ser ampliado. O Programa atenderá todas as famílias de catadores do DF.

 

Mais de 400 catadores que estavam com o Cadastro Único de Programas Sociais atualizado e referenciados nos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) já receberam a 1ª parcela (final de dezembro e início de janeiro), e no mês de fevereiro está prevista a 2ª parcela (após o fim da capacitação).

 

Para receber o benefício, o catador deve estar inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais e se referenciar em um dos CRAS para participar do Programa e cumprir 12h de qualificação profissional por mês.

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183