Governo do Distrito Federal
21/06/22 às 13h31 - Atualizado em 21/06/22 às 13h31

Ação concentrada realiza mais de 250 atendimentos em Cras no fim de semana

Trabalho ocorreu nas unidades de Itapoã e Planaltina. Entre as principais demandas, estão os serviços ligados ao Cadastro Único

 

Cerca de 250 famílias foram atendidas pelos 30 profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Itapoã e de Planaltina durante o fim de semana. O trabalho foi uma ação concentrada de atendimentos do Cadastro Único. Apesar do foco ter sido nos cadastros e atualizações, demandas referentes a inserções em benefícios também foram atendidas.

 

Com foco nas atualizações do Cadastro Único, os 30 profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Itapoã e de Planaltina atenderam cerca de 250 famílias no fim de semana | Fotos: Divulgação / Sedes-DF

“Agradeço aos profissionais da assistência social que não medem esforços para dar celeridade à garantia de direitos”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, ao lembrar que foram alocados servidores de outras unidades para realizar a força-tarefa.

 

De acordo com a secretária, ações como as promovidas durante o sábado (18) são muito especiais, pois vão muito além de fazer um cadastro ou de uma atualização. “É o momento de ter uma escuta ativa, tirar dúvidas, orientar sobre as adversidades que as famílias enfrentam. A população é atendida, recebe atenção e tem solução para uma necessidade”, completa. “Esse tipo de força-tarefa fortalece política pública, alcançando aqueles que estão em vulnerabilidade”, finaliza.

 

Reabertura dos Cras

 

Há dez dias, o GDF retomou o atendimento por demanda espontânea nos 29 Cras. Somado ao trabalho nos postos do Na Hora e às ações concentradas que algumas unidades têm promovido aos sábados, os servidores conseguiram realizar mais de 15 mil atendimentos.

 

Na semana passada, o governador Ibaneis Rocha anunciou a publicação de decreto que vai possibilitar a ampliação da carga horária dos trabalhadores que desejarem, de 30 para 40 horas semanais.

Além disso, a secretária Mayara Noronha Rocha comunicou que há a previsão de nomeações de mais servidores nos próximos dias. Em dois anos, mais de 800 aprovados em concurso público foram chamados, o que vem aumentando gradativamente a capacidade de atendimento das unidades socioassistenciais.

 

A Sedes também está concluindo o processo para firmar parceria com organização da sociedade civil que vai ampliar a capacidade de atendimento do Cadastro Único no DF, pré-requisito para ter acesso aos benefícios sociais federais e distritais. Com a parceria, será ampliado de 26 para 50 o número de pontos de atendimentos sociais básicos.

 

Quando firmada a parceria, serão instalados mais 14 pontos de atendimento exclusivo para esse serviço voltado ao cidadão, montados em regiões de maior vulnerabilidade do Distrito Federal, reforçando o trabalho que já é executado pelas unidades socioassistenciais.

 

Serão 122 novos profissionais em regime de 40 horas semanais, com metas mensais e uma projeção anual de atendimento estabelecidas e gerenciadas pela Sedes.

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 162
Governo do Distrito Federal