Governo do Distrito Federal
24/01/22 às 13h34 - Atualizado em 17/02/22 às 15h39

A leitura infantil como ferramenta de desenvolvimento e aprendizado

Equipes do Criança Feliz Brasiliense vão passar por capacitação para reforçar o atendimento às famílias

 

O Criança Feliz Brasiliense segue em expansão no leque de atuação familiar. O próximo passo do programa é capacitar as equipes, preparando-as para conduzir as visitas domiciliares também com a temática da leitura familiar para crianças.

 

Para isso, foi apresentado, nesta sexta-feira (21), durante reunião remota com os gestores, o curso de Literacia Familiar, uma capacitação gratuita promovida pelo Ministério da Cidadania em parceria com o Ministério da Educação.

 

De acordo com a multiplicadora do Criança Feliz Brasiliense Danielle Cerqueira, o curso é de grande importância para os profissionais por prepará-los para orientar e praticar a leitura com pais e filhos.

 

“Essa capacitação é mais uma ferramenta para os visitadores, trazendo mais desenvoltura nas atividades com as crianças, porque a leitura é uma estratégia simples, divertida e informal. Além de ajudar no desenvolvimento, na compreensão de escuta e de fala, e na alfabetização”, pontua Danielle.

 

Após a capacitação das equipes, o Distrito Federal inicia um formato piloto dessas ações junto às famílias. Há a previsão de que algumas recebam kits com livros infantis vindos do governo federal.

 

A reunião desta sexta-feira para monitoramento do Criança Feliz Brasiliense envolveu os visitadores, supervisores e representantes da Agência de Transformação Social (Iecap), organização da sociedade civil parceira da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) na execução do programa. Ainda durante o evento, foram apresentadas a secretária executiva do programa, Ana Caroliny Sousa, e as novas multiplicadoras da iniciativa.

 

Literacia Familiar

 

As atividades de leitura para crianças durante visitas domiciliares do programa Criança Feliz são o objeto de uma terceira qualificação disponível no Portal Capacitação Cidadania. O curso é resultado de parceria entre o Departamento de Formação e Disseminação, da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, do Ministério da Cidadania,  e Secretaria de Alfabetização, do Ministério da Educação.

 

A intenção é oferecer formação complementar às equipes do Criança Feliz, em especial nas visitas domiciliares ligadas à temática da Literacia Familiar. São dez aulas que abordam a importância da leitura, os programas do governo federal em torno do tema, os desafios e abordagens e orientações específicas.

 

A carga horária é de dez horas. As inscrições podem ser feitas até 20 de fevereiro de 2022. A conclusão do curso precisa ser feita até 28 de fevereiro.

 

Claudia Coelho

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 162
Governo do Distrito Federal