Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/05/20 às 13h59 - Atualizado em 28/05/20 às 13h59

Você sabe o que são os benefícios eventuais?

COMPARTILHAR

Live da Sedes vai explicar essa ferramenta fundamental do eixo transferência de renda dentro da política de assistência social. Esses auxílios têm representado um importante suporte financeiro às famílias durante a pandemia

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) realiza, a partir das 9h30 desta sexta-feira (29), mais uma live para abordar o universo da política de assistência social do Distrito Federal. Após ressaltar o Dia do Assistente Social e o enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes, essa terceira transmissão aborda os benefícios eventuais com foco neste período de pandemia.

 

“Queremos chamar a atenção para importância desses benefícios na garantia de proteção à população no contexto de pandemia”, destaca a subsecretária de Assistência Social, Kariny Alves. Neste ano, com o advento da proliferação da Covid-19, foi necessária a transferência de renda, por exemplo, para mais de mil catadores de materiais recicláveis, além da criação do programa Renda Emergencial, que vai atender até 28 mil famílias.

 

A ideia é abordar, dentro do tema, assuntos como concessão, formas de solicitação, públicos-alvo e impacto dessa verba na vida de quem mais precisa, principalmente em virtude da crise mundial ocasionada pela proliferação do novo coronavírus e seus desdobramentos, como comércios fechados, desativação de postos de trabalho e dificuldade para viabilizar emprego e renda.

 

O bate-papo vai envolver as assistentes sociais Rafaella Câmara e Cinthya Barroso. Ambas são servidoras de carreira da secretaria e têm larga experiência de atendimento e pesquisa acerca de benefícios eventuais dentro da política de assistência social.

 

A transmissão ocorre ao vivo no canal SEDES-DF, no Youtube, com a moderação de Nathália Eliza de Freitas, assistente social e Coordenadora de Proteção Social Básica da secretaria.

 

Saiba mais

Os benefícios eventuais são, antes de tudo, direito da população e parte integrante da política de assistência social. Tratam-se de provisões suplementares que integram organicamente as garantias do Sistema Único de Assistência Social (Suas) prestadas aos indivíduos e as famílias em virtude de:

– Nascimento;

– Morte;

– Situação de Vulnerabilidade Temporária;

– Calamidade Pública.

 

Podem receber os benefícios eventuais pessoas e famílias com renda igual ou menor que meio salário mínimo por cada pessoa da família (renda per capita), que morem no DF e estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os valores, as parcelas e as condicionalidades variam em cada caso.

 

Serviço

Live benefícios eventuais no contexto de pandemia

Sexta-feira (29 de maio)

A partir das 9h30

Canal SEDES-DF no Youtube, https://bit.ly/2WYu4j0

 

Ádamo Araujo