Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/06/21 às 12h39 - Atualizado em 30/06/21 às 12h39

Vacinação de pessoas em situação de rua chega a Ceilândia

COMPARTILHAR

Acolhidos no Alojamento Provisório do Abadião começaram a ser vacinados nesta terça (29). Imunização se estende às equipes de trabalho da unidade

 

 

A imunização da população em situação de rua do Distrito Federal contra a covid-19 começou nesta semana pelos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro Pop), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em Taguatinga e no Plano Piloto. E chegou a Ceilândia nesta terça-feira (30), com o início da vacinação dos 186 homens acolhidos temporariamente no Alojamento Provisório do Estádio Maria de Lourdes Abadia (Abadião).

 

A exemplo das unidades, no alojamento a aplicação dos imunizantes da Janssen é coordenada pelas equipes do Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde (SES). “É importante que seja esse tipo de vacina em dose única aqui, pois trata-se de um público transitório, o que dificulta para o Estado fazer uma busca ativa”, explica o coordenador do programa, o médico Bruno Freitas.

 

Um dos vacinados foi Jhon Nilton Leão, de 29 anos. “Isso representa saúde e alegria para mim. Muita gente partiu, pois não havia vacina. Agora que tem e a gente recebeu, é só agradecer”, comemora o goiano, que há seis anos está em situação de rua no Distrito Federal por questões familiares.

 

A partir desta quarta-feira (30), são os trabalhadores do alojamento que vão receber a dose única. Quase 50 cidadãos que prestam serviços no local devem ser imunizados.

 

Pop Rua

 

Até sexta-feira (2), 450 pessoas em situação de rua vão ser vacinadas no Centro Pop do Plano Piloto, na Asa Sul. A iniciativa da Sedes, em parceria com a SES, vai garantir a imunização e, também, a ampliação de serviços. É o que explica a gerente da unidade, Karen Costa: “A vacinação vai fazer com que a gente tenha de volta mais serviços, como oficinas, horta e outras atividades coletivas.”

 

Desde o início da pandemia, o Centro Pop tem distribuído cerca de mil refeições por dia, além de servir como local para banho, guarda de pertences e troca de roupa de pessoas em situação de rua. A unidade dobrou o efetivo de servidores, de 12 para 24, graças às nomeações realizadas em 2020 e 2021. Todos receberam, pelo menos, a primeira dose da vacina.

 

“O público de rua aqui no Distrito Federal é relativo. Muitos vêm de outras regiões em busca de tratamento de saúde, de emprego. A vacinação com dose única é importante para garantir, assim, a imunização dessas pessoas”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183