Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/10/15 às 19h15 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Usuários dos Centros de Convivência participam de feira de exposições

COMPARTILHAR

 Os trabalhos confeccionados por socioeducandos estão expostos em stand na feira de ciência e tecnologia.

 

Brasília (21/10/2015) – Crianças, adolescentes e idosos atendidos nos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Cose) estão com seus trabalhos expostos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs) apresentou aos chefes dos Coses a proposta para participação na feira de exposições e a ideia foi aceita de imediato. A partir daí, os passos seguintes foram a escolha dos temas e confecção dos materiais.

 SED 5877

De acordo com a chefe do COSE Bernardo Sayão, Meire Matildes Rocha, os educadores trabalharam os temas com os usuários, através de leituras, apresentações, conversas e, depois, iam construindo os materiais. “Os educadores trabalhavam os temas durante a semana, na sexta-feira, os alunos confeccionavam os materiais”, disse.

O Cose da Estrutural traz exposições de desenhos e gravuras realizadas através da “Pirografia”, técnica de arte e escrita com fogo. Os educandos utilizaram uma lupa e a luz solar para registrar as imagens. O Cose Bernardo Sayão fez uma retrospectiva da evolução da luz. Em uma sequência, trazem objetos que retratam a luz desde o período das cavernas até os dias atuais. Uma maquete com a réplica de um Centro de Convivência era iluminada a partir das pedaladas de uma bicicleta, demonstrando a geração de energia através da mecânica.

Quem visitar o stand vai poder colocar a “mão na massa”, ou melhor, a “mão no disco”, o Cose Gama Leste disponibilizou materiais para confecção do Disco de Newton. Isaac Newton, matemático e físico inglês, descobriu que a luz branca é, na verdade, uma luz composta por várias cores. Para isso, utilizou um círculo dividido em sete partes e coloriu cada uma delas com uma cor. Ao girar rapidamente, as cores se sobrepõem e passam a ilusão de branco.

O stand da Sedhs, com os trabalhos feitos nos Coses, ficará aberto para visitação durante todo o período da feira. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia iniciou no dia 19 e encerra no dia 25 de outubro. A entrada é gratuita.