Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/10/12 às 13h14 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

UNAC realiza Seminário de capacitação

COMPARTILHAR

(06/09/2012 – 16:07)

Durante a capacitação, foram trabalhadas questões que envolvem o cotidiano das casas lares com o objetivo de discutir as relações entre o cuidador e o acolhido para criar uma relação pedagógica na casa lar que promova o desenvolvimento da criança e do adolescente em diversos aspectos. O encontro teve início com uma discussão sobre autoconhecimento, para promover uma reflexão sobre o papel do cuidador e como ele pode auxiliar o acolhido em seu desenvolvimento. Também foi realizada dinâmica motivacional.

O Seminário deu destaque à importância da escola/educação na formação da criança e adolescente e à necessidade de toda equipe estar envolvida no processo de inclusão e permanência do acolhido na escola. Entre as estratégias pensadas para atuar em situações como essa, foi apresentada a estrutura do Plano Individual de Atendimento – resultado de construção coletiva com diversos atores da rede socioassistencial. Em seguida aconteceu a palestra “Como, onde e com quem estudar”, ministrada pela Psicopedagoga Roseneida Barros. O Seminário foi finalizado com apresentação de vídeo para promover a reflexão e motivação dos participantes.

Para Amanda Valadares, Técnica da Diretoria de Serviços de Acolhimento, o evento foi fundamental para todos os envolvidos e marcou o início dos trabalhos da unidade voltados para a capacitação dos servidores e o aprimoramento dos serviços prestados pela UNAC. “O Seminário foi uma oportunidade de discussão e entrosamento e proporcionou análises mais aprofundadas de questões vivenciadas cotidianamente nas casas lares”, disse.