Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/10/12 às 13h20 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

SUBSAN realiza capacitação

COMPARTILHAR

(14/09/2012 – 17:56)

 
No último dia 10 de setembro, a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUBSAN) da SEDEST, em parceria com o Banco de Alimentos da CEASA-DF, realizou capacitação com os Gerentes Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional para o monitoramento das entidades sociais atendidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), sob gestão da SEAGRI, e pelo Programa de Provimento Alimentar e Nutricional: modalidade pão, leite e derivados, sob gestão da SEDEST.
 
A atividade de monitoramento tem como finalidade oferecer subsídios para o planejamento e avaliação das ações públicas, de modo a garantir a boa aplicação dos recursos públicos e a transparência na gestão dos serviços e ações, possibilitando aos cidadãos conhecer essas ações, bem como acompanhar os seus resultados. A oficina de capacitação tratou também da aplicação de instrumentos de monitoramento que permitam ao Governo conhecer as instituições que participam dos programas referidos, permitindo o planejamento, a articulação e a implementação de atividades educativas para aperfeiçoamento e qualificação da gestão.
 
O Programa de Provimento Alimentar Institucional, previsto nas ações do Plano DF Sem Miséria, conduzido pela SEDEST, destina recursos financeiros do GDF para a compra de pão e de leite e derivados. A aquisição de leite e derivados é feita de agricultores familiares, intermediada pela SEAGRI, por meio do Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar – PAPA/DF, que estão sendo fornecidos e entregues diretamente nas entidades socioassistenciais pela Cooperativa Agropecuária São Sebastião (COOPAS).
 
Já o Programa de Aquisição da Agricultura – PAA é executado por meio de recursos do Governo Federal, geridos pela SEAGRI e destinados à compra de produtos dos agricultores familiares do DF, fornecendo frutas, verduras e legumes às instituições cadastradas. A distribuição desses produtos é operacionalizada por meio do Banco de Alimentos localizado na CEASA – DF.
 
Os dois programas, conjuntamente, têm como finalidade complementar as refeições ofertadas pelas instituições e programas sociais do DF aos seus usuários, contribuindo assim para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável dos usuários atendidos. Além disso, os programas procuram fomentar a produção familiar de alimentos do DF e apoiar ações de inclusão e proteção social e de educação alimentar e nutricional para a população em situação de vulnerabilidade.
 
Estiveram presentes a Diretora de Educação Alimentar e Nutricional da SUBSAN, Gabriela Franco; a Diretora Técnica de Segurança Alimentar e Nutricional, Andrielle Haddad; o Diretor de Controle de Programas, Moreno, e a Assessora Especial de Gabinete, Helen Duar Bastos, pela SUBSAN; o Secretário Executivo do CONSEA, Hérmanos Machado; o Diretor de Segurança Alimentar e Nutricional da Ceasa, Lucas Valin Orru; a Coordenadora do Banco de Alimentos, Maria Luiza Silva, entre outros representantes da EMATER, SEAGRI e SUBSAN., SEAGRI e SUBSAN.