Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/01/21 às 17h32 - Atualizado em 25/01/21 às 18h12

Servidora da Sedes lança livro sobre gestão de conflitos

COMPARTILHAR

A agente social Lorena Carmo participa de obra concebida em parceria com profissionais da área de Direito

 

“Métodos adequados de gestão de Conflitos: a serviço da pacificação e da humanização da justiça” é o nome do livro da agente social Lorena Carmo, em parceria com profissionais do Direito. O lançamento da obra ocorre às 19h desta terça-feira (26), de forma virtual.

 

A obra apresenta o emprego dos métodos adequados de gestão de conflitos à luz de diferentes ramos do Direito, demonstrando a sua polivalência, eficácia e as suas vantagens em relação aos métodos tradicionais. Para tanto, reflete o pensar, o sentir e o olhar humanizado dos autores em relação às diferentes formas de acesso ao direito e à Justiça, que não deve se consubstanciar apenas pela via litigante.

 

Os autores – advogados, magistrados, docentes e acadêmicos – apresentam, nos 14 artigos que integram esta obra, o fruto de seus estudos e de suas experiências profissionais em relação às mais adequadas formas de gerir os conflitos que brotam das relações sociais. Ou seja, emprestam o seu esforço e olhar em prol da construção de um processo judicial e extrajudicial que tenha como norte, de fato, a busca por maior consenso e harmonia na sociedade.

 

“Os métodos autocompositivos estão cada vez mais ganhando espaço nas soluções de conflitos tanto em âmbito judicial como no extrajudicial”, destaca Lorena Carmo.

 

De acordo com Lorena Carmo, a Sedes tem projeto para, em breve, ter procedimento de mediação de conflitos entre servidores da pasta. No Distrito Federal, o Tribunal de Justiça (TJDFT), promove mutirões e semanas de conciliação, com o objetivo de inovar e pacificar por meio dos métodos adequados de solução de conflitos. Para isso, conta com o Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (Nupemec) e 21 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

 

A abertura do lançamento fica a cargo da desembargadora do TJDFT, Ana Maria Amarantes.

 

Sobre a coautora

Advogada, Lorena Castro é agente social na Sedes desde 2009. Atualmente lotada na Gerência de Correição (Gecor). Há quatro anos trabalha na mediação de conflitos, com especialidade em métodos adequados em gestão de conflitos; ela se prepara para implantar a metodologia na secretaria.

 

Lançamento

Livro Métodos adequados de gestão de Conflitos: a serviço da pacificação e da humanização da justiça

Dia: sexta-feira (26)

Horário: 19h

Inscrição: www.editoraultimaratio.com.br

 

Ádamo Araujo