Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/07/15 às 13h55 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Sedhs realiza solenidade de renovação de convênios

COMPARTILHAR

38 instituições renovaram contratos para prestação de diversos serviços de assistência social

Brasília (01/7/2015) – Cerca de 100 pessoas compareceram ao auditório da Escola de Governo, na tarde desta terça (30/6), para prestigiarem a solenidade de renovação dos contratos das entidades conveniadas com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social – Sedhs. São 38 instituições que renovam seus serviços com a secretaria por mais 12 meses.

As conveniadas que assinaram os contratos, hoje, oferecem serviços nas diferentes áreas da assistência social, sendo 15 entidades de acolhimento institucional (para idosos, adultos, crianças e adolescentes e pessoas com deficiência), 17 entidades que prestam serviços de convivência e fortalecimento de vínculos (para idosos, crianças e adolescentes) e seis instituições de serviços de proteção social, habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
Sol5

O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Marcos Pacco, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da solenidade, principalmente pelo esforço feito, junto à Câmara Legislativa, em prol da suplementação do orçamento, para que houvesse condição de renovação destes convênios. “Foram sete horas seguidas de batalha, ali na Câmara, para conseguirmos a suplementação do nosso orçamento”, afirmou.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
Sol1

Um balanço dos repasses financeiros foi apresentado. O secretário mostrou o valor pago às instituições até o momento, bem como, um fluxograma das pendências do ano de 2014, em que constavam instituições com 3, 4 e até 8 meses em atraso, mas que já receberam repasses desta gestão, quitando em 83% do total da dívida. A prioridade do governo tem sido realizar os repasses de 2015 na data prevista e, à medida que for surgindo o fluxo financeiro, quitando os restos a pagar do ano anterior, no caso os 17% que faltam. Com a renovação destes 38 convênios, o governo repassa às instituições de assistência social o valor de R$ 39.875.783,28. “Nossa meta não é reduzir, nossa meta continua a mesma. Na verdade, nós aumentamos nosso atendimento e cremos que, para o próximo ano, vamos ampliar ainda mais”, concluiu o secretário.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
Sol4

O Coral Viver, composto por crianças e adolescentes atendidos na Associação Viver, abrilhantou a tarde cantando canções como “Depende de nós”, de Ivan Lins, e “É preciso saber viver”, dos Titãs. O coral é um dos projetos da entidade que atua na região da Estrutural, oferecendo à comunidade serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, é uma das conveniadas que renovou o contrato hoje e emocionou o público com a apresentação.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
Sol6

A irmã Mary Aparecida Caetano, representante da Congregação de São João Batista – Madalena Caputo, que oferece serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes, afirmou ser um momento muito importante, pois traz expectativas e novas esperanças, além de assegurar a continuidade do trabalho. “Este governo é diferente, tem procurado estreitar laços, sanar as pendências, era tudo o que precisávamos para trabalharmos um ano com alegria”, acrescentou.

O representante do Instituto Dom Orione, que presta serviços de acolhimento institucional para adultos com deficiência, padre Josiano Cândido, também falou da importância da renovação dos convênios e da esperança para continuar. “Passamos meses lutando por isto, agora temos um incentivo para caminhar”, afirmou.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
Sol3

A secretária adjunta da Sedhs, Riane Vasconcelos, afirmou que o momento é de celebração e que a secretaria continua à disposição das entidades: “estamos lá para, juntos, vencermos os pontos que ainda precisam ser vencidos”.