Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/10/15 às 16h07 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Dia Internacional da Pessoa Idosa é comemorado em Unidade de Acolhimento

COMPARTILHAR

A tarde foi de muita música e poesia, protagonizadas pelos próprios usuários das unidades.

Brasília (1/10/2015) – Na tarde de hoje (1) foi celebrado o Dia Internacional da Pessoa Idosa. As atividades começaram no dia 28/09 e encerraram hoje. No primeiro dia (28) foi realizada a palestra “Qualidade de Vida”: Orientações sobre como envelhecer com saúde. No segundo dia houve a palestra “Alimentação Saudável na Terceira Idade”. Na quarta-feira (30), foram desenvolvidas atividades desenvolvidas na Casa do Ceará.

Maria Parente Macedo de Andrade, Coordenadora da Unidade de Acolhimento do Idoso (UNAI), considera muito importante a comemoração dessa data. “É preciso voltar o olhar para a pessoa idosa. É preciso dar mais condições de qualidade de vida para essas pessoas. Esse é o momento em que todas as instituições precisam se juntar e dizer que é necessário valorizar a pessoa idosa e os espaços onde essas pessoas são atendidas”.

Gabriela Costa – Ascom/Sedhs
SED 3232

Andreia Lins Ribas, Subsecretária de Assistência Social, representou a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. “Essa é uma oportunidade de ser agraciado, pelas experiências que vimos, e o retorno do evento é totalmente positivo. Esse é um trabalho que jamais poderia ser passado em branco”.

Ângelo Teodoro dos Santos, um dos participantes do evento, achou o evento bastante proveitoso, porque viu alguns avanços com relação ao Estatuto do Idoso. “Precisamos cobrar mais ações voltadas para o idoso, porque as diferenças são grandes. Caminhar ao lado de um jovem não é fácil”. E se emocionou ao dizer: “Parece que ser velho é ter um defeito. Por incrível que pareça, no mercado de trabalho, sentimos isso!”.

Gabriela Costa – Ascom/Sedhs
SED 3254 - Cópia

O encerramento do evento foi feito com roda de viola, apresentação Musical Vozes da Rua (Centro Pop) e recitação de poema com os próprios usuários.