Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/09/16 às 15h19 - Atualizado em 29/10/18 às 12h07

Sedestmidh no Dia Internacional do Idoso

COMPARTILHAR

A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) irá realizar dois eventos para em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas Idosas, um será feito pela Unidade de Acolhimento para Idosos e o outro pelo Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) do Areal. No primeiro acontecerá um baile e entrega das carterinhas, já no segundo ocorrerá de palestras de conscientização.

O órgão ainda participará de mais duas ações em alusão ao dia. O workshop “ O poder do amor no cuidado” com a realização da Secretaria de Saúde e o “Geração Terceira Idade”, que a Sedestmidh participa da organização do evento e terá um stand para divulgação dos serviços da SEDESTMIDH, e prestará informações e orientações gerais as pessoas participantes, sejam estas idosas ou cidadãos em geral.

Em 2016, o 26º. Dia Internacional das Pessoas Idosas celebrado pela ONU tem o tema: “Tome uma posição contra o envelhecimento”.

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente em 1 de outubro, neste sábado. Este dia foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem por objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.

Frases para o Dia Internacional do Idoso
• Respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito, pois um dia seremos todos idosos.
• Neste dia alegria, emoção, paz e amor no coração.
• Por mais rugas que o idoso tenha, nada esconde o amor que tem por nós.
• Quanto maior a idade, maior a sabedoria, a paciência e o amor.
• É com os idosos que podemos aprender mais sobre a vida.

Veja os eventos:

29/9

O Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) do Areal vai comemorar o Dia Internacional do Idoso com um baile e um evento de entrega de carteirinhas.

Horário: a partir das 15h

Local: Espaço Absolluto (ADE Conjunto 12 lote 44 – Águas Claras).

 01/10 e 02/10

– Geração Terceira Idade:

Programação variada de shows, apresentações culturais, atividades esportivas, oficinas   e prestação de serviços dedicados a essa parcela significativa da população brasiliense, trazendo à tona a reflexão sobre o tema envelhecimento e possibilitando a integração harmônica das gerações. 

A Coordenação do Idoso participa da organização do evento e terá um stand para divulgação dos serviços da SEDESTMIDH, prestará informações e orientações gerais as pessoas participantes, sejam estas idosas ou cidadãos em geral.

Local: estacionamento 12 do Parque da Cidade. 

Horário: 1/10 – 8h às 17h

2/10 – 8h às 11h

4/10

– Workshop “ O poder do amor no cuidado”

Realização de palestras direcionadas para idosos, familiares, cuidadores, estudantes e profissionais em geral.

Local: Auditório da Universidade Católica de Brasília – Campus Taguatinga

Horário: 13h às 16h30

A realização do evento é da Secretaria de Saúde.

4/10 a 6/10

A Unidade de Acolhimento para Idosos da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos vai comemorar o dia Internacional do Idoso (1º de outubro) com atividades em Taguatinga Norte.

A Rede TAV (Taguatinga, Águas Claras e Vicente Pires) apoia o evento.

As atividades têm por objetivo proporcionar atividades de valorização e conscientização sobre os direitos da pessoa idosa, saúde e alimentação saudável, além de oferecer um espaço de convivência comunitária e interação social para os idosos. Haverá palestra, música, dança, atividades culturais, de artesanato e ginástica laboral.

Horário: de 8h30 às 11h30

Local: Associação dos Idosos de Taguatinga, que fica na CNL 1, s/n Lote A – Taguatinga Norte