Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/02/17 às 18h57 - Atualizado em 29/10/18 às 12h07

Sedestmidh cadastra jovens na Estrutural

COMPARTILHAR

A Cidade da Estrutural foi a primeira escolhida para o início da retomada do Programa Caminhos da Cidadania por possuir elevado número de famílias de catadores de material reciclável que atuam no Aterro Sanitário do Jóquei, conhecido como Lixão da Estrutural.

No âmbito das ações da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social para combate e erradicação do trabalho infantil, as unidades da Subsecretaria de Assistência Social na Estrutural – Centro de Convivência, CRAS e CREAS, identificaram 100 adolescentes em situação de trabalho insalubre e degradante no Lixão da Estrutural, os quais foram selecionados para participar do Programa Caminhos da Cidadania em atividades de convivência, de formação para a participação cidadã e para o protagonismo social.

Aos adolescentes será concedida uma bolsa no valor de R$ 190,00 (cento e noventa reais) como incentivo para que permaneçam nas atividades e não retornem à condição de trabalho insalubre e degradante.

Em virtude da desativação gradativa do Lixão da Estrutural, conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a SEDESTMIDH vem atuando para garantir proteção social às famílias de catadores de material reciclável que atuam no local.

Até o momento, 1.110 famílias de catadores já foram atendidos no CRAS e CREAS da Estrutural para inserção nos serviços socioassistenciais, concessão de benefícios e inserção ou atualização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico. Além disso, a SEDESTMIDH continuará atuando no território para garantir que crianças e adolescentes sejam retiradas da condição de trabalho infantil no Lixão.