Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/11/14 às 18h04 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Sedest realiza Soletra 2014

COMPARTILHAR

soletra

Aconteceu, na tarde desta segunda-feira (24), a terceira edição do Soletra Sedest, concurso que tem o objetivo de estimular o interesse dos socioeducandos para o uso oral e escrito correto das palavras, contribuindo para melhor desempenho nas atividades escolares e espaços de convívio social das crianças, adolescentes e idosos atendidos nos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Coses) do Distrito Federal.

 SED3029

“Percebemos que alguns socioeducandos atendidos nos Coses têm dificuldades com palavras e oralidade. Escrita e fala são muito importantes para a participação da criança como cidadã na sociedade”, ressaltou a diretora de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Sedest, Patrícia Kopp.

 SED3036
Com um público de aproximadamente 700 pessoas, o Soletra premiou os vencedores das oito categorias com televisão, notebook, tablets e bicicleta. O evento, realizado no Museu da República, contou também com a apresentação do grupo O Bando, que animou as crianças, idosos e familiares presentes.

 SED3082

Ganhador da categoria juvenil em 2013, Carlos Bueno, 16 anos, contou que participar do Soletra estimulou ainda mais a leitura. “Antes eu lia, mas não era por prazer. Hoje, leio porque aprendi a gostar”, contou o estudante e morador do Gama – Oeste.

DSC06287

O educador social e chefe do Cose Gama – Oeste, Aureliano Lins Duarte, explicou o impacto que o projeto teve na unidade. “Depois que o Carlos ganhou a competição, os meninos e meninas da unidade se sentiram representados, sentiram que também poderiam alcançar a vitória, esse exemplo é importante”, ressaltou.

 SED3027

SOLETRA – O Soletra foi elaborado pela Coordenação de Proteção Social Básica para crianças, adolescentes e idosos de famílias em situação de vulnerabilidade social e risco acompanhados pelas unidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Sedest (Coses) e entidades conveniadas.

Na primeira edição, as palavras foram retiradas de livros disponibilizados nas bibliotecas dos Coses. Já em 2013, o banco de palavras foi retirado de obras de Vinícius de Moraes, em homenagem ao Centenário do poeta e, nesta edição, os Estatutos da Criança e do Adolescente (ECA), da Juventude e dos Idosos foram utilizados.

O torneio começa com etapas eliminatórias nos 17 Coses, um CRAS, além de instituições conveniadas com a Sedest. Na semifinal, os candidatos são levados para o Centro de Atividades e Treinamento da Sedest (CTA), no Guará. A terceira etapa foi a grande final, que aconteceu no Museu da República.

As oito categorias são pré-pré-mirim, pré-mirim, mirim, pré-juvenil, juvenil, adulto, jovem e máster.

 

 SED3023

 

Créditos:
Imagem I: Mary Leal
Imagem V: Luciano Mondadori

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183