Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/04/13 às 22h37 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Sedest promove desenvolvimento na zona rural

COMPARTILHAR

SED 9343 site

Nessa quinta (18), a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) esteve no acampamento “XV de Agosto”, na fazenda Nossa Senhora, em São Sebastião (DF), para realizar a Busca Ativa. O objetivo foi incluir as famílias pobres e extremamente pobres no Cadastro Único para Programas Sociais, além de informar e oferecer os serviços da Secretaria. No local vivem aproximadamente cem famílias acampadas há cinco anos, que ainda não estavam inseridas em políticas públicas.

A ação integra mais uma atividade realizada pelo GDF na Semana Distrital de Luta pela Reforma Agrária e busca ofertar os serviços públicos básicos às comunidades assentadas. Emissão de documentos como RG e CPF, realização de exames e vacinação de crianças e idosos contra o vírus influenza, triagem e prevenção do câncer de colo de útero, mapeamento do perfil das mulheres do campo para elaboração de políticas específicas e noções de cidadania, como o combate à violência contra a mulher foram realizados. O Governo Federal também participou da ação com o Mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR).

 

SED 9433-site

 

O “XV de Agosto” é liderado por Kelly e Michelle, mulheres corajosas que buscam encontrar soluções para os problemas vivenciados. Kelly Cristine contou que o sentimento  quando se lembra da falta de presença do Estado era de descrença e tristeza. Para ela, a presença da equipe do GDF não se concretizaria. “Passamos por tantas dificuldades ao longo dos anos que não acreditei que essa ação seria realizada. Hoje é um dia muito feliz, pois percebemos que não viveremos mais de promessas vazias, a ação de hoje me mostra isso. Estamos honrados pela verdade na qual esta parceria entre nós e o GDF está sendo construída”, afirma.

Mãe de duas crianças, uma delas com cinco meses, Kelly ainda comenta o papel que desenvolve no acampamento e reafirma: “As mulheres podem fazer o que desejarem. Sou líder, conselheira e mãe de todos no XV de Agosto. Garanto que a presença masculina é importante, mas não é o que define a qualidade de uma liderança”, decreta.

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel, reforçou o compromisso do Governo Agnelo com a Reforma Agrária. “Estamos empenhados em promover e garantir que todos os assentados sejam sujeitos de direitos. Essa atividade é importante também para dizer que nós (o GDF) entendemos que as terras são do povo e devem ser repartidas justamente”, ressaltou.

Também participaram da ação o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lúcio Taveira Valadão e a secretária-adjunta da Mulher, Valesca Rodrigues Leão, o coordenador-adjunto de Relação Intergovernamental da Secretaria de Governo, Jean Lima além dos representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Marcos Rocha, e, do gabinete da deputada distrital Arlete Sampaio, Paloma Gomes.